Presidente da Ajufe e membros da Frente Associativa reúnem-se com presidente do STF

    audiencia_min_gilmar_mendes_01_17_12_09

    O presidente da Ajufe, Fernando Mattos, o vice-presidente da Ajufe na 3ª Região, Nino Toldo, e representantes da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público foram recebidos nessa quarta-feira (16) pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes. Durante a audiência, os membros das associações fizeram um balanço do que aconteceu em 2009 e expuseram as metas e projetos da magistratura para 2010.

    Na reunião, Mattos falou com o presidente do STF sobre a necessidade de criação de Grupos de Estudo para avaliação e racionalização do sistema processual e das alterações dos processos civil e penal, que venham a contribuir para o fortalecimento do Poder Judiciário, a garantia do acesso à justiça, do direito de defesa e à efetivação do direito constitucional à razoável duração do processo.

    Mattos também disse que, durante a conversa com o ministro Gilmar Mendes, os magistrados salientaram o compromisso dos juízes com a meta 2, que estabeleceu o julgamento de todos os processos distribuídos até 2005. “Há um engajamento efetivo de juízes, desembargadores, de todo o judiciário brasileiro para cumprir a meta 2”, afirmou.

    Segundo o presidente da Ajufe, também foram tratados temas como a preocupação da magistratura federal com as metas do planejamento estratégico do Judiciário para que, em 2010, seja feita uma avaliação do sistema processual e recursal de forma a dar maior efetividade às decisões judiciais, e questões internas da magistratura, especialmente, sobre a necessidade de uma política remuneratória para a magistratura.

    Por fim, Mattos levou ao presidente do STF as conclusões do Fórum Nacional dos Juizados Especiais Federais e a preocupação com a estruturação das turmas recursais, que são responsáveis pelo julgamento dos processos dos juizados. “Os Juizados Especiais Federais (JEFs) já pagaram mais de R$ 17 bilhões e mais de sete milhões de pessoas já foram beneficiadas pela atuação dos JEFs, portanto, este é um projeto muito importante para os juízes”, concluiu.

    Texto e foto: Jair Cardoso com informações da Assessoria de Comunicação do STF

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org