Ajufe participa de cerimônia de entrega do VI Prêmio Innovare

    entrega_VI_premio_innovare_17_12_09

    O presidente da Ajufe, Fernando Mattos, e o vice-presidente da entidade na 3ª Região, Nino Toldo, prestigiaram a solenidade de entrega do VI Prêmio Innovare, realizada nesta quinta-feira (17), no Hall dos Bustos do Edifício-Sede do Supremo Tribunal Federal. O Innovare foi criado para identificar, premiar e disseminar práticas pioneiras e bem sucedidas do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da advocacia, que contribuam para a modernização, desburocratização, melhoria da qualidade e eficiência dos serviços da Justiça.

    Fernando Mattos procedeu à entrega de uma placa de menção honrosa a um dos homenageados com menção honrosa, o desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto, do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, pela prática Processo Eletrônico na Vara de Execuções Criminais. O projeto, que possibilitou maior controle e sistematização no acompanhamento dos benefícios da Lei das Execuções Penais nos municípios sergipanos, concorreu na categoria Tribunal.

    “O Prêmio Innovare é muito importante, porque premia aquelas práticas que modificam e aperfeiçoam o Judiciário, sem a necessidade de alterações legislativas. Além disso, ele destaca aquele magistrado que, solitariamente, isoladamente, aproxima a Justiça da comunidade, dá uma prestação jurisdicional, emprega à Justiça uma forma mais rápida, mais célere e eficaz”, avalia Fernando Mattos.

    Ainda de acordo com o presidente da Ajufe, a iniciativa é relevante porque divulga as boas práticas. “É muito importante não só reconhecer o papel deste magistrado, mas, também difundir essas práticas, porque é um objetivo comum de todos nós um Judiciário mais acessível, mais próximo da população”, completa o juiz.

    Também participaram da solenidade e da entrega dos prêmios o presidente da República em exercício, José Alencar, o presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, os ministros do Supremo Cármen Lúcia Antunes Rocha e Dias Toffoli, o presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare, Márcio Thomaz Bastos, e o presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, além de representantes das entidades promotoras da premiação.

    O prêmio

    A sexta edição do prêmio Innovare teve como tema central "Justiça rápida e eficaz". A temática foi escolhida em comemoração aos 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos, ocorrida em 10 de dezembro de 2008. Esta edição registrou número recorde de práticas inscritas: 505, contra 188, em 2008. Os vencedores de cada categoria receberam na manhã desta quarta-feira R$ 50 mil, além de troféus e diplomas.

    O prêmio é uma realização do Instituto Innovare e conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Reforma do Judiciário, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), da Associação Nacional dos Juízes Federais (Ajufe), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e das Organizações Globo.

    O presidente da República em exercício, José Alencar, disse considerar o prêmio como um instrumento que estimula o trabalho de aperfeiçoamento do sistema Judiciário brasileiro. “Nós todos queremos o aperfeiçoamento cada vez maior da Justiça no Brasil. É claro que o trabalho continua e tem sido feito. Coisas assim me gratificam de estar aqui hoje. É muito importante que todos nós estejamos presentes e levando força a iniciativas dessa natureza das quais todos nós nos orgulhamos”, concluiu.

    Mais informações sobre o Prêmio Innovare no site www.premioinnovare.com.br.

    Texto: Jair Cardoso com informações da Assessoria de Imprensa do STF Foto: Nelson Jr./SCO/STF

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org