Pedido de vista interrompe pleito de regulamentação de auxílio-moradia

    Pedido_de_vista_interrompe_pleito_de_regulamentao_de_auxlio-moradia

    O Conselho da Justiça Federal prosseguiu na sessão de hoje (11) no julgamento do pedido da Ajufe de regulamentação do auxílio-moradia para os juízes federais de primeiro e segundo graus (PA 2007.16.1287).

    Após o voto da desembargadora Marli Ferreira, acompanhando o relator na conclusão, mas por fundamento diverso, o presidente em exercício da sessão, ministro Ari Parglender, formulou preliminar de incompetência do CJF. No entendimento do ministro, por interessar a toda magistratura, o pedido deve ser formulado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    A preliminar foi acompanhada pelos demais membros do CJF, mas o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel, pediu vista do processo. O presidente da Ajufe, Fernando Mattos, fez sustentação oral durante a votação do pedido e defendeu a legimitimidade do auxílio-moradia e sua diferença em relação a ajuda de custo. Mattos ressaltou a competência do Conselho da Justiça Federal para regulamentar direitos dos magistrados federais.



    Memorial

    Nessa terça-feira (10), a Ajufe entregou novo memorial a todos os conselheiros do CJF requerendo a regulamentação da ajuda de custo para moradia, com base no artigo 65, II, da Lei Complementar nº 35/79, a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman). Este novo memorial foi elaborado pela entidade para justificar a acumulação da ajuda de custo com o auxílio-moradia.

    No texto do documento, a Ajufe salienta que os tribunais superiores reconhem a seus membros e aos juízes por eles convocados o direito à ajuda de custo para moradia. Além disso, "este mesmo egrégio Conselho da Justiça Federal corretamente reconhece aos magistrados (e servidores) da Justiça Federal de primeiro e segundo graus a percepção da ajuda de custo, de acordo com os artigos 96 e seguintes da Resolução nº 4, de 14 de março de 2008". O artigo 96 prevê a ajuda de custo para indenizar as despesas da instalação nos casos de exercício em nova sede, mudança de domicílio por interesse do serviço.


    Texto: Jair Cardoso - Foto: Felipe Miranda
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org