TRF3 se prepara para a Semana Nacional de Conciliação

    TRF3_se_prepara_para_a_Semana_Nacional_de_Conciliao

    Os três maiores tribunais do Poder Judiciário brasileiro em número de processos - o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2) e o Tribunal de Justiça do Estado São Paulo (TJ/SP) - realizam a partir da próxima segunda-feira (07) a Semana Nacional de Conciliação, que este ano acontecerá no Memorial da América Latina. O lançamento será feito pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, às 12h.

    No Estado de São Paulo, a expectativa é alcançar a solução de 70 mil processos, desafogando o volume de feitos que aguardam julgamento na capital e nas subseções do interior. Durante a semana de conciliação (de 7 a 11), deverão ser realizadas somente no Memorial da América Latina 12.550 audiências dos três tribunais.

    Entrarão na pauta do TRF3, processos referentes a contratos habitacionais entre mutuários e a Caixa Econômica Federal (CEF) e questões relacionadas ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), tais como aposentadoria. A média de acordos que a Justiça Federal tem registrado nos mutirões de audiências de conciliação para processos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) é de cerca de 70%. Já na área previdenciária, o acordo varia entre 35% e 45%, dependendo da matéria.

    A presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira (foto), considera a conciliação é um projeto de paz social. “Na conciliação, as partes abrem mão de um direito parcial para chegar a um acordo e, dessa forma, não temos vencedores ou perdedores. A conciliação é a forma mais ágil e mais humana de se acabar com os litígios", afirmou.

    Três tendas foram montadas em uma área de 3.500 metros para atendimento à população, com diferentes cores: azul para o TRF 3ª Região; verde para o TRT 2ª Região; e amarela para o TJ/SP. O acesso ao Memorial da América Latina é facilitado pela ligação direta com a estação Barra Funda do Metrô, além de ser servido por várias linhas de ônibus urbanos.


    Texto: Virginia Pardal com informações do TRF3 - Foto: Virginia Pardal
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org