TRF1 contratará portadores de necessidades especiais

    Cadeirante1
    O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) deu um passo importante na busca por uma sociedade mais igualitária. O TRF1 firmou parceria com a Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe) para a contratação de portadores de necessidades especiais que irão prestar serviços ao tribunal. O objetivo da parceria é facilitar a inclusão social de jovens portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho.

    O diretor-geral do TRF1, Silvio Ferreira, recebeu o coordenador da Cetefe, professor Ulisses de Araújo, acompanhado de Thiago Souza e de Neuriedson da Silva Costa, ambos atletas. Thiago Sousa é atleta cadeirante e estudante do curso de Direito. Com a contratação de seus serviços pelo TRF1, o jovem vê um futuro brilhante dentro e fora do esporte. "Essa será a minha primeira experiência profissional e isso exige responsabilidade. Pretendo dar ao Tribunal o meu melhor, assim como dou o meu melhor quando estou em uma competição", afirmou. Thiago coleciona medalhas por onde passa. Ao todo são mais de 300; a primeira de ouro foi conquistada logo em sua estreia, em 2005, na África.

    Neuriedson da Silva Costa é o atual recordista brasileiro no salto a distância. Também contratado pelo tribunal, o atleta sente-se honrado com o novo emprego. "A partir de agora minha vida passará por uma mudança importante. É uma oportunidade de ser reconhecido também no mercado de trabalho e isso possibilitará uma maior independência financeira", ressalta.

    O professor Ulisses de Araújo afirma que essa parceria com o tribunal, além de incentivar a inclusão dos jovens talentos, servirá para subsidiar inscrições em campeonatos, viagens e equipamentos para os atletas. "É uma possibilidade de reintegração, de valorizar o trabalho de pessoas que, apesar das limitações físicas, trabalham muito. Dão o melhor de si", afirmou o coordenador da Cetefe.

    A vigência do contrato firmado entre o tribunal e a associação será de 12 meses, com o objetivo de capacitar jovens para que trabalhem na parte de digitalização de processos. Ao todo, 50 portadores de necessidades especiais serão contratados e, conforme o diretor-geral Silvio Ferreira, 10 profissionais serão cedidos para a Seção Judiciária do Distrito Federal.

    "É um momento muito importante para o tribunal. Poder contar com a mão-de-obra qualificada de portadores de necessidades especiais vem ao encontro do Projeto TRF Socioambiental, com a digitalização. Essa contratação possibilitará a inclusão desses jovens na sociedade, de forma igualitária, dentro de um projeto de vanguarda da Justiça Federal", afirmou.

    O diretor-geral enfatizou, ainda, que "com a implantação do processo digital e com o sucesso de iniciativa semelhante do Superior Tribunal de Justiça (STJ) com portadores de necessidades especiais, decidimos contratar também essa força de trabalho. Aqui estão pessoas saudáveis, vencedoras e que procuram se superar sempre", concluiu.

    Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRF1

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org