Ajufe será parceira do Ação Global em 2010

    reniao_acao_global_11_02_2010
    A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) é a mais nova parceira do projeto social Ação Global desenvolvido pelas Organizações Globo, Serviço Social da Indústria (Sesi), organizações não governamentais, sindicatos, empresas e governo. Os detalhes da parceria foram discutidos em reunião nesta quinta-feira (11), na sede da Rede Globo, no Rio de Janeiro.

    Participaram da reunião o presidente da Ajufe, Fernando Mattos, o diretor de esportes da entidade, Marcus Lívio Gomes, o delegado da associação no Rio de Janeiro, Roberto Schulman, a juíza federal Adriana Rizzoto, o diretor jurídico da Central Globo de Comunicação, Carlos Araújo, e o gerente de projetos sociais das Organizações Globo, Rapheal Vandystadt.

    A próxima etapa do Ação Global, que já existe há 14 anos, está marcada para o dia 22 de maio nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal.

    Durante a reunião, Mattos reafirmou aos representantes das Organizações Globo o compromisso da Ajufe com a cidadania e salientou que os juízes federais podem participar do Ação Global, tanto através da realização de palestras como por meio dos juizados especiais federais. “Nós queremos estar inseridos neste grande esforço de fortalecimento e de esclarecimento da população”, afirmou Mattos.

    A juíza federal Adriana Rizzoto sugeriu que uma das etapas do Ação Global seja realizada no Morro Dona Marta, no Rio de Janeiro. Esta possibilidade já havia sido discutida com o governador do Estado, Sérgio Cabral, no ano passado. Na oportunidade, o governador sugeriu à Ajufe que o melhor local para receber a Expedição da Cidadania era a comunidade, recentemente pacificada por meio da instalação da UPP - Unidade de Polícia Pacificadora. Na reunião de hoje, a proposta foi bem aceita pelos representantes das Organizações Globo.

    “A reunião foi muito boa, pois tenho certeza de que nós vamos conseguir fazer esta parceria, utilizar essa sinergia para que este projeto dos juizados especiais itinerantes seja o mais bem sucedido possível, começando pelo piloto do Morro Dona Marta”, avaliou Adriana Rizzoto.

    Na audiência, o gerente de projetos sociais das Organizações Globo, Raphael Vandystadt, destacou a ajuda do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ao projeto. Segundo ele, nos últimos cinco anos, verificou-se o crescimento dos serviços jurídicos, tais como guarda, tutela, separação, divórcio, casamento e, principalmente, orientação. “Daí, surgiu a necessidade de convidar a Ajufe para participar do projeto”, explicou.

    Para Vandystadt, a iniciativa da Ajufe de somar forças com o Ação Global é bastante positiva “porque pode oferecer serviços imprescindíveis para uma população que é carente de ajuda e de cidadania. Por isso, tenho certeza de que essa ajuda da Ajufe vai chegar a quem realmente precisa”.

    O projeto

    O projeto social Ação Global consiste em oferecer serviços nas áreas de educação, saúde, lazer e cidadania para comunidades de baixa renda de todo Brasil. O objetivo do projeto é cumprir um papel de agente transformador social a partir da prestação de serviços de relevância, de qualidade e em grande escala.

    Durante a realização do Ação Global, vários serviços são oferecidos à população, dentre eles emissão de documentos, serviços jurídicos, exames médicos preventivos e palestras educativas.

    Números do projeto

    Desde sua criação, em 1996, o Ação Global já atendeu mais de 16 milhões de pessoas. Ao todo, foram realizados mais de 27 milhões de atendimentos e mais de um milhão de documentos foram emitidos. Em 2009, o projeto foi realizado em 32 localidades em todo o País.

    Mais de dois milhões de atendimentos foram feitos. Comunidades carentes tiveram a oportunidade de receber atendimento médico e odontológico, participar de oficinas, ações de cidadania e atividades esportivas e retirar documentos, entre outras atividades.

    Texto e foto: Jair Cardoso, enviado especial ao Rio de Janeiro

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org