Ajufe fechará audiência pública sobre lei de cotas no STF - Atualizada às 10h43

    dra._fernanda_duarte_2
    A juíza federal Fernanda Duarte, da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, representará a Ajufe na audiência pública promovida pelo relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 186), ministro Ricardo Lewandowski. A ADPF foi ajuizada pelo Partido Democratas (DEM) contra a chamada “Lei de cotas”. A audiência começou na quarta-feira (03) no Supremo Tribunal Federal e termina hoje (05). A participação da Ajufe fechará a audiência, hoje à tarde, às 16h15. Cada participante está tendo cerca de 15 minutos para sua exposição.

    De acordo com o cronograma da audiência pública divulgado pelo ministro Lewandowski, a última etapa da audiência, nesta tarde, será destinada à apresentação das experiências das universidades públicas na aplicação das políticas de reserva de vagas como ação afirmativa para acesso ao ensino superior. Depois disso, caberá à representante da Ajufe expor como os juízes federais têm julgado os conflitos decorrentes da aplicação dessas medidas. De acordo com o ministro, as exposições de hoje “têm como escopo permitir que esta Corte Constitucional avalie se e em que medida as políticas de reserva de vagas no ensino superior afrontam a Constituição de 1988”.

    A juíza Fernanda Duarte foi indicada pelo presidente da Ajufe, Fernando Mattos, para representar a entidade no debate promovido pelo Supremo Tribunal Federal. Ela é mestre e doutora em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e professora do programa de pós-graduação em Direito (PPGD) da Universidade Gama Filho e da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Petrópolis.

    "É inegável a relevância que o tema da igualdade racial (ou de sua falta) traz para o debate público nacional, contribuindo para um amadurecimento democrático da sociedade brasileira. Entretanto, é inegável também que o tema abriga diferentes visões, inclusive muitas vezes antagônicas, espelhando a diversidade de posicionamentos pessoais e políticos, como deve ser em uma democracia saudável e plural”, disse a magistrada.

    Segundo a juíza Fernanda Duarte, a contribuição da Ajufe no debate terá como paradigma o respeito ao princípio do livre convencimento motivado que dirige a atividade judicante de seus associados. “Desta forma, a intervenção da Ajufe buscará explicitar os desafios a serem enfrentados pelo Judiciário que, em épocas de judicialização da política, precisa refletir e definir os limites e sua atuação frente aos Poderes eleitos do Estado e ao mesmo tempo manter firme seu compromisso com a proteção efetiva dos direitos fundamentais", antecipou a juíza.

    Texto: Virginia Pardal
    Foto: Arquivo pessoal/juíza Fernanda Duarte
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org