Ajufe pede apoio de líderes para aprovação da PEC 544/2002


    mapa_brasil_copy

    A Associação dos Juízes Federais (Ajufe) distribuiu, nesta quarta-feira (10), nota técnica a todos os líderes da Câmara dos Deputados e, também, ao vice-líder do PMDB na Casa, deputado Tadeu Filipelli (DF), sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 544/2002, que cria os tribunais regionais federais (TRFs) das 6ª, 7ª, 8ª e 9ª regiões. No documento, elaborado pela Comissão Permanente sobre Expansão da Justiça Federal de 2º Grau, a Ajufe requer o apoio dos parlamentares para inclusão em pauta e aprovação do projeto.

    Na nota entregue aos deputados, a Associação alega que a PEC já tramita na Câmara há mais de seis anos e que, agora, "o projeto encontra plena justificação política, institucional e funcional, merecendo pronta aprovação do Congresso Nacional". A Ajufe também sustenta que existem diversos requerimentos de deputados federais solicitando a inclusão do projeto na ordem do dia, "os quais atendem a movimentos organizados que se estabeleceram, País afora, sobretudo em estados populacionalmente densos e geopoliticamente muito importantes".

    Ainda segundo o documento, a instalação de novosTRFs "garantirá, de uma vez por todas, a necessária racionalização do Sistema Judiciário Federal, possibilitando uma perfeita compatibilização entre espaço e aplicação funcional sem quebra de qualidade na prestação jurisidicional para quaisquer das localidades brasileiras".

    Além disso, destaca a nota técnica, "com o advento de novos TRFs, o estado brasileiro terá formado uma base territorial com os ganhos sociais e jurídicos estimados pela Constituição Federal, dentre os quais se destaca o acesso à Justiça, aproximando, outrossim, unidades federadas outrora separadas por razões puramente políticas e pouco compatíveis com as suas próprias identidades e vocações regionais específicas".

    Por fim, o documento entregue aos líderes da Câmara dos Deputados salienta que a criação de quatro novos TRFs "representará significativa justificação e racionalidade para as carreiras judiciárias na Justiça Federal como um todo, bem como vai assegurar adequada redistribuição dos acervos e racionalização do exercício do poder político jurisdicional em nosso País".

    Texto: Jair Cardoso
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org