Fernando Mattos participa de seminário em homenagem a Aliomar Baleeiro

    Aliomar_Baleeiro
    A convite do corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Francisco Falcão, e do presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel, o presidente da Ajufe, Fernando Mattos, participa hoje (11), em Recife (PE), do Seminário Aliomar Baleeiro. A abertura do seminário será às 15h, no plenário do TRF-5. O seminário se estenderá até esta sexta-feira (12) e contará com a presença de diversos ministros do Superior Tribunal de Justiça, como Cesar Rocha (presidente), Francisco Falcão, Eliana Calmon, Teori Zavascki, Hermam Benjamim, Sidnei Beneti, Luiz Fux, Napoleão Nunes Maia Filho e Castro Meira. A conferência de encerramento será feita pelo ministro aposentado do STF, Francisco Rezek, que falara sobre “Aliomar Baleeiro e o STF”.

    Baleeiro nasceu em Salvador (BA) em 5 de maio de 1905. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade da Bahia, em 1925, conquistando, mais tarde, o título de Doutor em Direito pela mesma Universidade. Foi nomeado ministro do STF em 16 de novembro de 1965 pelo então presidente Castelo Branco, e tomou posse no cargo em 25 do mesmo mês. Exerceu a Vice-Presidência do STF entre 10 de fevereiro de 1969 a 10 de fevereiro de 1971, quando foi eleito presidente, exercendo as respectivas funções até 9 de fevereiro de 1973. Em sessão de 30 de abril de 1975, o Ministro Djaci Falcão, então presidente do STF, procedeu à leitura da carta que o ministro Aliomar Baleeiro lhe dirigira, anunciando o afastamento do serviço por motivo de aguda insuficiência coronária.

    Posse da nova diretoria da Rejufe

    Na capital pernambucana, o presidente da Ajufe também participará, logo mais, às 18h, da solenidade de posse da nova diretoria da Associação dos Juízes Federais da 5ª Região (Rejufe), na sede da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região. Os juízes federais Francisco Glauber Pessoa Alves (16ª Vara-PE) e Ronivon de Aragão (2ª Vara-SE) serão empossados presidente e vice-presidente da instituição para o biênio 2010/2011.

    Os juízes federais Carlos Wagner Dias Ferreira (1ª Vara-RN), André Dias Fernandes (1ª Vara-CE), Tiago Antunes de Aguiar (23ª Vara-PE) e Nagibe de Melo Jorge Neto (10ª Vara-CE) assumirão, respectivamente, as funções de diretores-secretário, financeiro, administrativo e de comunicação social e relações institucionais. Já o desembargador federal Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti ficará responsável pela diretoria social e cultural. A diretoria da Rejufe terá como suplentes os juízes Francisco Eduardo Guimarães Farias (6ª Vara-PB) e Sérgio José Wanderley de Mendonça (2ª Vara-AL).

    O conselho fiscal da associação regional será composto pelos juízes Fábio Luiz de Oliveira Bezerra (7ª Vara-RN), Júlio Rodrigues Coelho Neto (5ª Vara-CE) e Francisco Antônio de Barros e Silva Neto (21ª Vara-PE), tendo como suplentes os juízes Jorge André de Carvalho Mendonça (5ª Vara-PE), Marcos Mairton da Silva (18ª Vara-CE) e Polyana Falcão Brito (21ª Vara-PE). Os novos dirigentes estarão à frente da Rejufe até março de 2011.

    Texto: Virginia Pardal com informações do STF e da Rejufe

    Foto: Arquivo STF

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org