Novo CPC: presidente da comissão da Ajufe participa de audiência no Rio

    Dr._Aluisio_Mendes
    O presidente da Comissão para Acompanhamento das Reformas da Legislação Processual Civil da Ajufe, juiz Aluisio Mendes, participou nesta quinta-feira (11), no Rio de Janeiro (RJ), da terceira audiência pública destinada a debater o anteprojeto do novo Código de Processo Civil. A audiência foi realizada no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Na avaliação de Mendes, as audiências públicas são um importante instrumento democrático para a elaboração de um novo CPC.

    A Comissão de Juristas foi instituída pelo Senado Federal e é presidida pelo ministro Luiz Fux, do Superior Tribunal de Justiça. Segundo Fux, os resultados do trabalho serão apresentados até o final do mês que vem, quando terá início a tramitação legislativa nas duas Casas do Congresso Nacional.

    Aluisio Mendes já havia apresentado ao ministro Fux esta semana em Brasília (DF) as linhas gerais debatidas pela Comissão da Ajufe sobre os principais temas do novo Código de Processo Civil. Segundo ele, a Ajufe vai materializar, no tempo mais breve possível, as propostas da magistratura federal para, eventualmente, serem incorporadas ao anteprojeto.

    Dentre os princípios que estão norteando o trabalho da Comissão destacam-se a preocupação com a construção de um texto que privilegie a simplicidade da linguagem e da ação processual, a celeridade do processo e a efetividade do resultado da ação, além do estímulo à inovação e à modernização de procedimentos como forma de se alcançar essas três metas, resguardando, no entanto, o devido processo legal e a ampla participação das partes.

    Audiências públicas

    Já foram realizadas audiências públicas nas cidades de Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE), sempre com a participação ampla dos diversos segmentos da área do direito. Nessas reuniões é facultada a fala ao público que deve se inscrever até o começo da audiência. São convidadas autoridades da área para se pronunciarem sobre o tema.

    Texto e foto: Virginia Pardal
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org