Ministro Aldir Passarinho toma posse como membro efetivo do TSE

    ministro_Aldir_Passarinho
    O ministro Aldir Passarinho Junior (associado da Ajufe), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), toma posse nesta terça-feira (13) como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O magistrado assume o lugar do ministro Felix Fischer que deixou o cargo no início deste mês. A solenidade de posse será realizada no Plenário do TSE, às 19h, e contará com a presença do presidente da Ajufe, Fernando Mattos.

    O TSE é composto por sete ministros efetivos, sendo três oriundos do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e dois são advogados indicados pelo STF e nomeados pelo presidente da República. Suplente desde abril de 2008, o ministro Aldir Passarinho ocupará uma das vagas efetivas oriundas do STJ. Ele chega ao cargo dez anos após chegar ao tribunal da cidadania.

    Trajetória

    Carioca, formou-se em Direito pela Universidade do Estado da Guanabara, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 1974. No ano seguinte, especializou-se em Advocacia de Empresas, pelo Instituto de Direito de Empresa da Faculdade de Direito Cândido Mendes (RJ).

    Começou a carreira como advogado no Rio de Janeiro, onde nasceu. Foi advogado do Banco Nacional da Habitação (BNH), de 1976 a 1986, e da Caixa Econômica Federal (CEF), de 1986 a 1989. Ano em que foi nomeado para o cargo de juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Tribunal que integrou até sua assunção ao STJ.

    Texto: Jair Cardoso
    Foto: Nelson Junior/TSE
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org