Mattos prestigia posse do ministro Peluso como presidente do STF


    cumprimento_PelusoO presidente da Ajufe, Fernando Mattos, prestigiou a posse dos ministros Cezar Peluso e Ayres Britto como presidente e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), respectivamente, realizada no Plenário da Suprema Corte nesta sexta-feira (23). Peluso conduzirá os trabalhos do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) até 2012.

    Falando aos jornalistas pouco antes do início da solenidade, Mattos disse que a Ajufe espera um fortalecimento ainda maior da magistratura durante a gestão do ministro Peluso à frente do STF. “A expectativa da Ajufe é muito positiva. O ministro Cezar Peluso tem mais de 40 anos de carreira na magistratura, passou por todos os níveis da nossa carreira: foi juiz de Direito, desembargador no Tribunal de Justiça de São Paulo e chegou ao Supremo Tribunal Federal. A gente espera exatamente um fortalecimento da magistratura, uma aproximação cada vez maior da Justiça com o cidadão para que nós possamos prestar um serviço público de qualidade e agilizar o Poder Judiciário. Mas é preciso também mostrar à sociedade que já há uma carga de trabalho muito grande sobre os ombros dos juízes. Isso ficou demonstrado agora na Meta 2, no esforço para o seu cumprimento, quando julgamos os processos ajuizados até 2005. Então a nossa palavra é de muito apoio ao novo presidente, ministro Cezar Peluso, e ao novo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Britto, que são recebidos com uma expectativa muito positiva por toda a magistratura federal”.

    Após a execução do hino nacional, o ministro Gilmar Mendes fez seu último discurso como presidente do STF. Em seguida, Mendes empossou o ministro Cezar Peluso como presidente da Suprema Corte. A posse se deu após a leitura do termo de compromisso de bem e fielmente cumprir os deveres do cargo, de conformidade com a Constituição Federal e das leis da República. Já no exercício do cargo, Peluso empossou o ministro Ayres Britto como vice-presidente.

    POSSE_PELUSOApós as formalidades de posse, Peluso concedeu a palavra ao decano do STF, ministro Celso de Mello, que fez a saudação em nome da Corte. O mesmo foi feito pelo advogado Pedro Gordilho que discursou em nome da comunidade jurídica. Em seguida, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, falou em nome da classe. “Tenho certeza de que o ministro Peluso saberá exercer o cargo de presidente do STF com competência, dignificando a Justiça, a cidadania e a sua própria história”, disse Cavalcanti.

    O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, fez a saudação em nome do Ministério Público. Durante seu discurso, Gurgel afirmou que o Ministério Público e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) depositam grande confiança na direção do STF e colocou os dois órgãos à disposição do ministro Cezar Peluso para colaborar no aperfeiçoamento do sistema judiciário brasileiro. O último a discursar durante a solenidade foi o novo presidente do STF, ministro Cezar Peluso.

    Em seu discurso, o novo presidente do STF classificou como tarefa relevantíssima da Suprema Corte a “de proteger a pessoa humana, na dimensão subjetiva e objetiva dos direitos fundamentais”.

    Texto: Jair Cardoso com informações da Assessoria de Comunicação do STF
    Foto: Gil Ferreira / SCO / STF
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org