Subsídio: grupo de trabalho conclui estudos

    bancoImagemFotoAudiencia_AP_151975O grupo criados no âmbito do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para elaborar estudos e apresentar propostas relacionadas à política remuneratória da magistratura da União, do qual faz parte o presidente da Ajufe, Fernando Mattos, concluiu seu trabalho e as conclusões já estão em poder do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso.

    Foi entregue ao ministro um anteprojeto de lei sobre a política remuneratória da magistratura brasileira, com fundamentação e nota técnica, bem como um estudo sobre o regime de previdência dos magistrados. As conclusões serão examinadas pelo STF e a expectativa dos juízes é a de que as propostas sejam encaminhadas ao Congresso Nacional com brevidade.

    Para o presidente da Ajufe, foi consenso entre os membros do grupo de trabalho a necessidade de modificação do sistema de revisão anual do subsídio. Por isso, a proposta apresentada pelas entidades de classe da magistratura tem dois pontos: a recomposição das perdas inflacionárias não contempladas pela última revisão do subsídio e um mecanismo que permita, dentro do regime constitucional, a revisão automática do subsídio, a cada ano, a partir de índices e valores previamente definidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei do Orçamento Anual (LOA).

    “Reiteramos a importância de que novo projeto de revisão do subsídio nos moldes propostos seja encaminhado ainda neste semestre para que possa ser votado até o final do ano, quando deve ser fixada a remuneração da próxima legislatura”, explicou Fernando Mattos.

    As sugestões elaboradas pelo grupo foram entregues ao ministro Peluso pelo presidente da Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoa do CNJ, conselheiro Ives Gandra Filho, que coordenou o grupo de trabalho. Os estudos relacionados à previdência social dos magistrados da União foram coordenados pelo conselheiro do CNJ Jefferson Kravchychyn. A Ajufe foi representada nesse grupo pelo juiz federal João Batista Lazzari.

    Confira aqui o Anteprojeto de Lei que dispõe sobre Política Remuneratória.

    Leia a íntegra da Minuta do Projeto de Lei.

    Texto: Virginia Pardal  Foto: Nelson Jr. STF

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org