Ajufe defende férias de 60 dias para a magistratura federal em audiência pública na CCJ do Senado

    juiz_ivi_hohn_na_ccj_02Nesta terça-feira (29), os juízes federais Ivo Anselmo Höhn Junior (diretor administrativo da Ajufe) e Carla Rister (primeira-secretária da Ajufe) representaram o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, em audiência pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 48, de 2009, que altera os artigos 93 e 128 da Constituição Federal, para prever o direito a férias anuais, individuais e coletivas, dos magistrados, membros do Ministério Público e defensores públicos. Depois de participar da sessão do Conselho da Justiça Federal (CJF), o presidente da Ajufe esteve na CCJ do Senado, onde conversou com o senador Valter Pereira (PMDB-MS), que presidiu a audiência, com os demais parlamentares presentes e com os representades das entidades de classe.

    Durante a audiência, o juiz federal Ivo Höhn defendeu os 60 dias de férias para a magistratura federal ao destacar que os juízes federais tem uma carga de trabalho extenuante. O tempo de trabalho diário dos juízes está diretamente ligado ao número de processos em seu gabinete. Nem por isso temos direito a horas extras ou banco de horas. Além disso, os juízes federais têm vários impedimentos, pois não podem exercer outras atividades para incrementar seus vencimentos. Ao contrário, devem se dedicar integralmente à magistratura, vivendo exclusivamente de seus subsídios. Por isso, é fundamental que as carreiras de Estado tenham algum atrativo para os bons profissionais possam se interessar por elas, disse o magistrado.

    Para o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, as férias de 60 dias são um direito que não pode ser retirado dos magistrados federais. “As carreiras de Estados possuem férias de 60 dias, as Casas Legislativas possuem recesso, assim como os próprios professores. Esse direito não pode ser retirado da magistratura brasileira. É sabido por todos que o Poder Judiciário Federal fica aberto diuturnamente 365 dias por ano. O período de férias é utilizado para, muito além do necessário e justo repouso dos magistrados, a prolação de despachos, sentenças e votos para atender a demanda jurisdicional imposta pelo crescimento demográfico e, também, para o atendimento das metas impostas pelo nosso CNJ”.

    Na avaliação dos magistrados, os resultados da audiência pública realizada hoje foram positivos. “Sentimos que os senadores estão dispostos a ouvir o pleito dos juízes federais”, avaliou a juíza federal Carla Rister.

    Além do presidente da Ajufe, também foram convidados para a audiência pública o presidente da Associação Nacional do Ministério Público (Conamp), César Bechara; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Antônio Bigonha; o presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciano Athayde Chaves; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante; e o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), André Machado de Castro.

    Texto: Jair Cardoso
    Foto: Luiz Antônio
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org