Wedy participa da abertura do CBCJE e realça posição do Juiz Federal

    Abertura_do_II_CBCJE_-_06-07-2010_-_Fotos_por_Jair_Cardoso_047
    O presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, prestigiou nesta terça-feira (6) a solenidade de abertura do II Congresso Brasileiro das Carreiras Jurídicas de Estado (II CBCJE). O evento começou ontem e vai até o dia 9 de julho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

    Realizado pela Ajufe e também  pela Associação Nacional dos Procuradores de Estado (Anape), pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e pelo Fórum da Advocacia Pública Federal, e apoiada por mais 23 entidades representativas das carreiras jurídicas, o II Congresso Brasileiro das Carreiras Jurídicas de Estado reúne aproximadamente dois mil profissionais entre membros da Magistratura, do Ministério Público, da Defensoria Pública, das Procuradorias dos Estados e dos municípios, dos Delegados de Polícia e da Advocacia Pública Federal. Além de dirigentes empresariais, lideranças da sociedade civil organizada, integrantes dos Tribunais Regionais, dos Tribunais Superiores e representantes dos poderes Executivo e Legislativo.

    O presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, destacou após a solenidade de abertura que “o Poder Judiciário é um Poder do Estado e não apenas mera carreira jurídica e, por isso, algumas garantias como a vitaliciedade, a irredutibilidade dos vencimentos e a inamovibilidade devem ser respeitadas pelos demais Poderes. O que o País precisa é de um juiz independente e que não esteja sujeito a nenhum tipo de pressão. Nós não podemos perder esse conceito de  juiz, não como servidor público lato senso, mas  como agente político do Estado, e do Poder Judiciário como um poder do Estado e não como mera carreira jurídica”.

    Wedy salientou, ainda, que “essa confusão conceitual acaba por levar a graves distorções como o incontestável fato de servidores do Poder Judiciário, além de estarem ocupando a posição de administração nas Cortes Superiores, como o posto de secretários-gerais, estarem ganhando muitos deles mais do que juízes, seus superiores hierárquicos, e ainda assim obterem o apoio dos Tribunais Superiores para o desproporcional reajuste de 56%, enquanto a magistratura federal recebeu apenas 8,88% no último ano, sem qualquer retroativo, após cinco anos sem qualquer reposição inflacionária”.

    Por fim, Gabriel Wedy destacou desafios a serem enfrentados pela Ajufe como a criação de quatro novos tribunais regionais federais através da aprovação da PEC 544 e ampliação dos TRFs que necessitarem desta ampliação. O presidente falou, ainda, sobre a urgente necessidade de estruturação das Turmas Recursais nos termos da Lei 12.011/09 e da imediata instalação das novas 230 Varas Federais para que a população brasileira possa ter uma prestação jurisdicional mais célere.

    Texto e foto: Jair Cardoso
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org