Ajufe e Ajufer lutam para ampliar a participação da JF na Justiça Eleitoral

    Audiencia_com_o_presidente_do_TSE_ministro_Ricardo_Lewandwski_020A ampliação da participação dos juízes federais na Justiça Eleitoral de 1ª instância foi tema de audiência entre o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski. Também participaram da reunião realizada hoje (7) no gabinete da presidência do TSE o presidente da Ajufer, Moacir Ferreira Ramos, o presidente da Ajufergs, José Spizzirri, o desembargador federal Reynaldo Fonseca, e a juíza federal Marla Marinho.

    Durante a audiência, Wedy entregou ao presidente do TSE um estudo detalhado elaborado pela Ajufer sobre a necessidade de a jurisdição eleitoral de 1º Grau (Zonas Eleitorais) ser exercida pelos juízes federais, em caráter preferencial. Na avaliação do presidente da Ajufe, seria importante para a sociedade brasileira que a competência da jurisdição eleitoral passe para a Justiça federal.

    “Pela estrutura que tem a Justiça Federal no interior, especialmente em matéria de informatização, de servidores, e de prédios é fundamental que a competência da Justiça Eleitoral passe, de forma preferencial, para a Justiça Federal nas seções e nas zonas eleitorais, tal como já ocorre nas áreas previdenciária e fiscal”, salientou Wedy.

    De acordo com o presidente da Ajufe, o ministro Ricardo Lewandowski foi muito receptivo aos argumentos apresentados pelos juízes federais e disse que vai enviar o relatório recebido para a área técnica do tribunal para que ele seja analisado. “Este estudo vem em benefício da sociedade brasileira, pois visa garantir uma prestação jurisdicional melhor no primeiro grau, com mais estrutura e mais qualidade adequando-se, ainda, a Justiça Eleitoral ao modelo constitucional brasileiro”, avaliou Wedy.

    LOMAN

    Audiencia_com_o_presidente_do_TSE_ministro_Ricardo_Lewandwski_030Outro tema discutido durante a audiência com o presidente do TSE foi o Anteprojeto de Lei da nova Lei Orgânica da Magistratura (LOMAN). “Na realidade, o Anteprojeto da nova LOMAN foi elaborado sob a coordenação do ministro Ricardo Lewandowski, com participação ativa da Ajufe, AMB e Anamatra. E o ministro disse que 90% do texto do projeto foi sugerido pelas Associações”, esclareceu o presidente da Ajufe.

    Além disso, complementa Wedy, o ministro garantiu que a Ajufe terá nova vista do projeto antes mesmo que o texto seja apreciado em sessão administrativa do Supremo Tribunal Federal (STF). “Esta garantia é uma importante vitória da Ajufe que já participou ativamente, em conjunto com AMB e Anamatra, da elaboração do projeto, mas é fundamental que tenhamos vista do texto final do projeto antes que este seja enviado ao Congresso Nacional”.

    Por fim, “nós da Ajufe estamos muito preocupados com o momento oportuno para o envio deste projeto ao Congresso Nacional. Precisamos trabalhar muito para encontrar o momento adequado para não perdermos mais direitos.”, ponderou o presidente da Ajufe.

    Texto e foto: Jair Cardoso
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org