Wedy critica aprovação da PEC 89 pelo Senado em entrevista a Jovem Pan

    Logo_ajufe_na_imprensaEm entrevista concedida à rádio Jovem Pan, nesta quinta-feira (8), o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, criticou a aprovação da PEC 89/2003 pelo Senado Federal, que dá nova redação aos artigos 93 e 95 da Constituição Federal para permitir a perda do cargo de magistrado por decisão administrativa.

    Para Wedy, a aprovação desta PEC foi uma das decisões mais infelizes do Congresso Nacional desde a promulgação da Constituição Federal em 1988. “Nem mesmo a ditadura militar quis cassar a independência do Poder Judiciário. Nem nos tempos negros da ditadura no Brasil isso foi feito. Portanto, em tempos de regime democrático querer punir a magistratura com a perda do cargo por decisão administrativa é um risco para a população brasileira. Além disso, esta PEC é completamente inconstitucional, pois viola o artigo 95, I, da Constituição”.

    No entendimento do presidente da Ajufe, “o juiz tem que estar acima de qualquer pressão política e econômica. Para julgar, o juiz precisa ser imparcial e, para isso, ele precisa da vitaliciedade. Além disso, o magistrado precisa ter a garantia que se ele tiver que julgar um político poderoso, por exemplo, que ele fique resguardado na sua independência para poder fazer o julgamento de acordo com as provas nos autos”.

    Durante a entrevista, Wedy disse não crer que a PEC seja aprovada na Câmara dos Deputados. Contudo, caso isso ocorra, o presidente da Ajufe garantiu que a primeira atitude da entidade será ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF). “Tenho certeza de que o STF não vai permitir que haja violação à Constituição”, disse Wedy.

    Por fim, o presidente da Ajufe disse que o Congresso Nacional não pode confundir a campanha da Ficha Limpa e as condenações da Justiça Eleitoral com a aprovação de uma PEC que atenta contra a Constituição. “O que houve foi uma mistura de estações. O que está por trás disso, na verdade, é uma má vontade do Congresso Nacional com o Poder Judiciário. Nós não podemos confundir a campanha da Ficha Limpa e as condenações da Justiça Eleitoral com a aprovação de uma PEC amplamente inconstitucional”.

    Texto: Jair Cardoso
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org