Ajufe critica, em nota, aprovação da PEC 89

    Logo_Ajufe_12A Associação dos Juízes Federais do Brasil – AJUFE, entidade nacional de representação dos Juízes Federais, vem a público, manifestar-se contra a aprovação, pelo Senado Federal, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 89, de 2003, que dá nova redação aos artigos 93 e 95 da Constituição Federal para permitir a perda do cargo de magistrado por mera decisão administrativa.

    A Ajufe reputa-a uma dos mais infelizes propostas de emenda à Constituição desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988, e uma tentativa de restringir a independência do Poder Judiciário, o que não ocorreu nem mesmo durante os tempos negros da ditadura militar que afligiu nosso país.

    O processo administrativo disciplinar não oferece ao acusado todas as garantias do processo judicial. Em última análise, qualquer representação contra o magistrado, ainda quando venha como mera retaliação por suas decisões, poderá redundar na perda do cargo. Além disso, no processo administrativo, o órgão acusador e o órgão julgador se confundem, em detrimento do devido processo legal.

    A AJUFE entende que os maus magistrados devem ser exemplarmente punidos, mas as soluções fáceis nem sempre são as melhores. A perda do cargo mediante a propositura da ação judicial assegura a independência da magistratura e, de modo algum, impede a adequada punição no processo administrativo disciplinar.

    Os magistrados federais do Brasil confiam que os representantes do Povo Brasileiro discutirão, na Câmara dos Deputados, o tema com maior tranquilidade, sem deixar-se pressionar pelos argumentos rasos e populistas.

    A diretoria da AJUFE continuará atenta e, caso aprovada a PEC, ingressará com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) que, com certeza, não permitirá tal violação à Constituição da Constituição Federal.



    Brasília, 8 de julho de 2010.


    Gabriel Wedy
    Presidente da Ajufe

    A diretoria da AJUFE continuará atenta e, caso aprovada a PEC, ingressará com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) que, com certeza, não permitirá tal violação à Constituição Federal.

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org