Reunião da Ajufe em BH define data para ato público em defesa da PEC 544

    Ajufe_em_BH_062A Ajufe, em parceria com entidades da magistratura e de operadores do direto, vai realizar no próximo dia 2 de agosto, ato público de mobilização pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 544, de 2002, que estará na pauta do plenário da Câmara no dia 3 de agosto. A PEC prevê a criação de novos tribunais regionais federais (TRFs) em Minas Gerais, Paraná, Amazonas e Bahia e já foi aprovada pelo Senado Federal.

    Reunião

    No encontro, realizado na seção judiciária do estado de Minas Gerais, estiveram presentes o vice-presidente da 1ª Região da Ajufe, Tourinho Neto, representando o presidente da entidade, Gabriel Wedy, além do secretário-geral José Carlos Machado, do juiz Alexandre Infante, diretor de Tecnologia da Informação e do presidente da comissão da PEC 544, Roberto Veloso, todos da Ajufe. Estiveram presentes também o diretor do foro, Itelmar Raydan Evangelista, o representante do Conselho Regional da OAB, João Henrique Café, o deputado federal Odair Cunha (PT-MG) e diversos magistrados federais.

    Todos que estavam presentes na reunião se mostraram extremamente motivados com a criação dos tribunais já que “é impossível se prestar uma jurisdição célere com tantos processos para serem julgados”, disse o presidente Comissão da PEC, Roberto Veloso.

    Para Tourinho Neto, tem que haver uma “mobilização de todos os estados para juntos podermos concretizar a aprovação junto ao Congresso desta PEC, já que ela já foi aprovada pelo Senado e tem grande possibilidade de aprovação da Câmara,” afirmou o vice-presidente.

    Na ocasião, o Juiz Federal Ricardo Machado (BH) concedeu entrevista à imprensa local destacando a importância e a necessidade da criação dos Tribunais.

    Apoio

    Na reunião, também ficou acertado que o representante da OAB – BH, João Café entrará em contato com os representantes da Ordem dos Advogados do Brasil de MG, BA, PR e AM, e que o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante também estará presente no ato, em Brasília.

    Para o deputado Odair Cunha, há uma grande possibilidade de que a questão esteja na pauta dos líderes no Congresso Nacional. “com a mobilização que será promovida em Brasília, no dia 2, com certeza a PEC pode até ser aprovada pela casa”.

    Estiveram presentes na reunião aproximadamente 25 magistrados federais da justiça mineira.

    Texto: Kena Melo
    Foto: ASCOM JF-MG
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org