Ajufe e Ajugemg promovem reunião para tratar da PEC 544/2002

    Reunio_magistrados_criao_do_TRF_MG_-_menorNo dia 26 de julho, segunda-feira, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais (Ajufemg) promoveram a segunda rodada de debates visando à aprovação da PEC 544/2002 – que dispõe sobre a criação de quatro novos tribunais regionais federais, cujas sedes seriam localizadas em Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Manaus (AM).

    A reunião, realizada na sede da Justiça Federal de Minas Gerais, contou com a presença dos deputados federais Miguel Martini (líder do PHS na Câmara dos Deputados) e Odair Cunha (PT/MG); do conselheiro federal da OAB, advogado João Henrique Café de Souza Novais e de juízes federais.

    Os juízes federais esclareceram dúvidas dos deputados e enfatizaram a necessidade da criação de novos tribunais como condição essencial para uma prestação jurisdicional mais eficiente e célere. No caso de Minas Gerais, a instalação da segunda instância da Justiça Federal terá como resultado direto um alívio à sobrecarga de processos em curso no TRF da 1ª Região.

    A juíza federal Cristiane Botelho, diretora da Ajufemg, acredita na viabilidade da aprovação da PEC 544 ainda neste ano, principalmente pelo apoio concedido pela OAB e demais órgãos da sociedade civil, “uma vez que a criação dos novos tribunais proporcionará maior agilidade no julgamento dos recursos, trazendo impacto direto na diminuição do custo Brasil e aprimorando o acesso do cidadão à justiça, disse a diretora”.

    Para o secretário-geral da Ajufe, José Carlos Machado, os trabalhos da comissão encontraram uma feliz ressonância junto aos deputados presentes na reunião que, além de apoiarem integralmente o projeto, se prontificaram a trabalhar pela sua aprovação, começando pela reunião de líderes, que acontecerá na próxima semana.

    A Proposta de Emenda Constitucional 544/2002 foi aprovada no Senado Federal e aguarda votação na Câmara desde novembro de 2003, quando foi retirada da pauta. No próximo dia 3 de agosto, a PEC 544/2002 poderá ser incluída na pauta da Câmara. Na véspera, dia 2, será realizado, um ato público, na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília. O ato público está sendo organizado pela OAB e pela Ajufe.

    Texto: Assessoria de Comunicação, com informações da Comunicação Social da Justiça Federal de Minas Gerais.
    Foto: ASCOM/MG
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org