Ajufe e AMB definem agenda de atuação conjunta

    O presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, visitou hoje (11) a sede da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), onde foi recebido pelo presidente da entidade, Mozart Valadares, e pelos demais diretores. Numa demonstração de proximidade e parceria, Wedy participou de parte da reunião conjunta dos Conselhos Executivo e de Representantes da AMB.

    Foi acertado que as duas associações terão uma atuação conjunta na luta pela aprovação da revisão dos subsídios; pela volta do adicional por tempo de serviço (ATS); pela manutenção da previdência pública para os juízes; pela reforma do Código de Processo Civil (CPC); e em outros temas de interesse da magistratura. “Ajufe e AMB nunca estiveram tão próximas quanto agora”, afirmou Wedy.

    A Ajufe foi convidada a participar do Seminário sobre Direito Previdenciário, a ser realizado entre os dias 14 e 15 de outubro próximos, em Porto Alegre (RS). A magistratura está preocupada com o discurso cada vez mais recorrente no sentido de extinguir a previdência social pública. Por isso, é fundamental a união de todas as associações de classe da magistratura em defesa da previdência social, ainda que seja patente a necessidade de reforma do modelo atual.      

    Umas das prioridades das duas associações é a mobilização contra a PEC 89/2003, que permite a perda do cargo do juiz por mera decisão administrativa. A PEC já foi aprovada em dois turnos no Senado e, na Câmara dos Deputados, ganhou o número 505/2010. A pedido da Ajufe, com o apoio das demais associações, o próprio presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS), assumiu a relatoria da proposta.

    Na prática, a PEC em questão flexibiliza uma garantia da magistratura, que é a vitaliciedade. O objetivo das duas associações é mostrar aos deputados federais que a garantia constitucional não é um privilégio, mas sim um mecanismo que assegura a independência do juiz, a cidadania plena e, por consequência, fortalece a democracia.   

    Texto: Virginia Pardal
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org