Ajufe acerta detalhes de sua participação no curso sobre trabalho escravo

    O presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, participou hoje (11), na sede da AMB, da reunião preparatória do Curso sobre Trabalho Escravo, a ser realizado pela Escola Nacional da Magistratura (ENM), entre os dias 25 e 27 deste mês, em Brasília (DF). O objetivo do curso, que terá caráter eminentemente técnico, será discutir as rotinas de fiscalização móvel do trabalho escravo, nas quais estão envolvidos auditores do trabalho, procuradores do trabalho e agentes federais, e também a fase posterior, relativa à atuação dos juízes federais e do trabalho na erradicação da prática.

    Wedy sugeriu que as conclusões do curso sejam reunidas em um documento final para tenham caráter propositivo e sejam apresentadas formalmente. Também colocou à disposição dos organizadores espaço no programa televisivo da Ajufe, o “Justiça para Todos”, que é veiculado na TV Justiça. Entre os juízes federais que participarão do curso como painelistas, estão Carlos Haddad, Carla Hendges e Julier Sebastião da Silva.

    Na reunião de hoje, os organizadores do curso pediram que um dos juízes federais aborde a questão do trabalho escravo indígena. Houve um incremento na exploração dos índios, principalmente no setor sucroalcooleiro. Segundo informações do Ministério do Trabalho, os próprios caciques funcionam como aliciadores da mão de obra nas suas próprias aldeias, fazendo o papel dos “gatos”. O problema é gravíssimo e a estimativa é a de que haja de quatro a seis mil índios nessas condições, principalmente nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

    Texto:  Virginia Pardal 
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org