Jornal do Commercio destaca mobilização da Ajufe pela aprovação PEC 544

    ajufe_imprensa_200
    Veículo: Jornal do Commercio | Direito & Justiça
    Título: Deputados apoiam criação de mais TRFs
    Data: 16/08/2010

    Os juízes federais conseguiram sensibilizar os parlamentares sobre a importância da criação de mais quatro tribunais regionais federais (TRFs) no País. O líder do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), deputado federal Miguel Martini (MG), conclamou o Colégio de Líderes a incluir na pauta do esforço concentrado desta semana a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 544. De acordo com a PEC, os novos TRFs serão sediados em Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Manaus (AM) e Salvador (BA).

    Em discurso na tribuna da Câmara, o deputado Michel Martini afirmou que a jurisdição do TRF da 1ª Região, com sede em Brasília (DF), é um absurdo por abranger quase todo o País.

    Atualmente o TRF-1 tem jurisdição sobre o Distrito Federal e mais 13 estados (BA, MG, PI, TO, MA, RO, AC, PA, AM, RR, AP, GO e MT). “Essa situação absurda faz com que o cidadão que recorre à Justiça seja dividido em duas classes. Os brasileiros do Sul e Sudeste têm mais direitos que os cidadãos que moram na Região Amazônica, no Centro-Oeste e em alguns estados nordestinos, que são obrigados a se deslocar a Brasília”, disse o líder.

    Miguel Martini afirmou que a PEC tem apoio de praticamente todos os deputados porque a medida só trará vantagens. “Todos os estados querem esses novos quatro TRFs porque a criação desses tribunais dará lucro à União, na medida em que ampliará a arrecadação, fará com que a Justiça Federal chegue mais perto do cidadão, tornará a segunda instância da Justiça Federal mais célere e acabará com a concentração absurda de jurisdição sobre o TRF-1” ressaltou Martini.

    EXCLUSIVIDADE. Se a PEC for aprovada e promulgada como está, Minas Gerais terá um TRF exclusivo para julgar as demandas federais no estado. O mesmo ocorrerá com o Rio Grande do Sul, já que a 4ª Região (atualmente composta por RS, PR e SC), passará a ter jurisdição apenas no território gaúcho. Pela proposta, a 3ª Região (hoje com jurisdição sobre SP e MS), será composta apenas por São Paulo. Os estados da Região Amazônica, com exceção do Pará e do Amapá, formarão a 9ª Região.

    A aprovação da PEC é uma reivindicação do meio jurídico. A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), apoiada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), tenta incluir a proposta na pauta da Câmara desde que os parlamentares voltaram do recesso.

    A PEC está em tramitação há oito anos no Congresso Nacional. A proposta já foi aprovada pelo Senado e passou por todas as comissões da Câmara dos Deputados. Dessa forma, está pronta para ir à votação no plenário da Câmara.
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org