Mais uma vítima: presidente da Ajufe reage à onda de violência contra juízes

    Mais uma vítima: presidente da Ajufe reage à onda de violência contra juízes
    Após ser informado sobre o atentado contra o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça, ocorrido esta manhã em Aracaju (SE), o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, afirmou que “a situação está chegando a um ponto insustentável”.

    Wedy pretende discutir o assunto na audiência que terá esta tarde com o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto. No último domingo (15), o juiz federal Márcio Mafra foi baleado numa rodovia baiana, aparentemente em uma tentativa de assalto. Na semana passada, em Alagoas, foi descoberto um plano da facção criminosa “Primeiro Comando da Capital” (PCC) com o objetivo de matar juízes e promotores que combatem o crime organizado no estado.

    Para o presidente da associação que congrega mais de 1.600 magistrados federais do país, é preciso garantir a segurança dos agentes públicos responsáveis pelas ações de repressão ao crime organizado e também dos responsáveis pelas condenações judiciais. “O juiz não pode ter medo de decidir. O juiz deve ter tranquilidade para exercer suas funções, sem temer reações às suas decisões quando contraria interesses de poderosos ou facções criminosas. O dia em que o magistrado estiver atemorizado para julgar um processo contra um empresário ou um político poderoso, ou contra criminosos de alta periculosidade, nós não teremos mais independência. Que tipo de decisão o cidadão brasileiro poderá esperar de uma autoridade judicial amedrontada? Isso não pode continuar”, reagiu Wedy.  

    O presidente da Ajufe defendeu, ainda, uma "Lei Orgânica da Magistratura consistente e leis que garantam a defesa e proteção dos magistrados", para que os juízes possam atuar com independência e segurança.

    Texto: Virgínia Pardal/Andréa Mesquita
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org