Juiz Itagiba Catta Preta Neto condena CEF a indenizar caseiro do caso Palocci

    juiz_itagibaSentença do juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, titular da 4ª Vara Federal do Distrito Federal, associado à Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), condenou a Caixa Econômica Federal (CEF) a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 500 mil ao caseiro Francenildo dos Santos Costa. Fracenildo teve ser sigilo bancário violado em 2006, depois de acusar Antonio Palocci de frequentar a mansão da qual era caseiro, juntamente com lobistas e garotas de programa.

    Catta Preta Neto acolheu parcialmente a ação, que foi proposta contra a CEF e a Editora Globo S/A. Em relação ao banco, a defesa do caseiro argumentou que seu sigilo bancário foi quebrado ilegalmente. Já com relação à editora, a alegação foi de violação de direito individual na medida em que seus dados bancários e questões de cunho particular e familiar foi veiculados com o objetivo de denegrir sua imagem e expor sua vida privada. A ação foi julgada improcedente em relação à empresa jornalística.

    Em sua defesa, a CEF argumentou que as movimentações bancárias do caseiro eram incompatíveis com sua renda, por isso, cumprindo previsões legais, o fato foi comunicado ao Banco Central e o extrato foi entregue ao Ministério da Fazenda. Mas, segundo o juiz federal, o encaminhamento da documentação bancária ao Ministério da Fazenda foi ilegal. De acordo o magistrado, a CEF deveria ter encaminhado a informação ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) que, embora vinculado ao Ministério da Fazenda, não é presidido pelo ministro titular da pasta.

    A ação foi rejeitada em relação à Editora Globo. Para o juiz federal, não houve a intenção de denegrir a reputação de Francenildo e expor sua individualidade e vida privada, já que não ficou provado que a CEF tenha entregue o extrato à empresa jornalística.

    Leia aqui sentença do juiz Itagiba Catta Preta Neto.
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org