Justiça Federal paraibana tira comerciantes da orla da Praia Formosa

    A Justiça Federal paraibana determinou a retirada de oito estabelecimentos comerciais, localizados na orla da praia Formosa, em Cabedelo (PB). Nessa terça-feira (14), venceu o prazo para os proprietários abandonarem os estabelecimentos do local, sob uma multa diária de R$ 100, apenas para quem descumprir. A decisão foi tomada pela Justiça Federal, depois que o Ministério Público Federal ingressou com uma ação civil pública para retirar os bares que funcionavam sem alvará e licença ambiental.

    A ação do MPF foi baseada num relatório do Ibama, que acusou o município de Cabedelo de negligência por permitir a instalação das barracas irregulares. O documento aponta que os estabelecimentos causavam poluição na praia.

    Temendo a multa, os comerciantes não resistiram à decisão judicial. Segundo eles, cerca de 60 famílias estão sendo prejudicadas. A maioria dos comerciantes investiu nas barracas, é o caso de Antônio José da Silva, que está sem alternativa para sustentar a família. A garçonete Lindaiane da Silva, era funcionária de um bar e ficou desempregada. “O que vai ser da minha vida? Não sei mais o que fazer para ganhar dinheiro”, completou.

    Os comerciantes acreditam que a decisão judicial pode ser derrubada, só depende da Prefeitura de Cabedelo. “A Prefeitura do município poderia criar um projeto de requalificação na orla da cidade, assim, regularizaria a nossa situação”, defendeu Wellington Costa, presidente da Associação Cabedense para Cidadania.

    Por telefone, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Cabedelo informou que não existe projeto em andamento, mas que a prefeitura está disponível para ajudar os comerciantes, a partir das decisões da Justiça Federal.

    Texto: Tinna Evangelista, com informações do jornal O Norte
    Revisão: Andréa Mesquita
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org