Justiça Federal condena acusados pela Operação Vento Sul

    A Justiça Federal condenou cinco pessoas envolvidas com contrabando de cigarros provenientes do Paraguai, que abasteciam ilegalmente o mercado do Sul de Santa Catarina. De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), além de contrabando foram cometidos os crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e violação de sigilo bancário. As investigações da Polícia Federal foram denominadas de Operação Vento Sul e aconteceram entre julho e dezembro de 2006.

    O réu Alexandre Medeiros Rabelo, considerado o líder da suposta organização criminosa, foi condenado a 12 anos e quatro meses de reclusão e a multas que, somadas, chegam a 270 salários mínimos, em valores variáveis conforme a época dos fatos. Ele teria praticado os crimes de contrabando, quadrilha, lavagem e violação de sigilo. Cabe recurso em liberdade ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre (RS).

    A sentença é da juíza Ana Cristina Krämer, da 1ª Vara Federal de Florianópolis, e foi registrada em 15 de setembro. O réu Edson Antônio Delazeri foi condenado, por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, às penas de quatro anos e seis meses de reclusão e multa de 30 salários mínimos. Os outros três receberam penas de um ano de reclusão, substituídos por prestação de serviços à comunidade e pagamento de valores entre R$ 2 mil e R$ 5 mil. Todos podem recorrer em liberdade ao TRF4.

    A decisão ainda prevê a perda, em favor da União, de valores em dinheiro e veículos, incluídos dois ônibus, que seriam resultado de crime ou usados para praticá-los. O processo foi julgado em Florianópolis em função da competência especializada da 1ª Vara Federal Criminal para crimes cometidos por organizações criminosas e de lavagem de dinheiro.

    Fonte: Jornal O Riossulense
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org