TV Globo e sites noticiam presença da Ajufe no julgamento da Lei da Ficha Limpa

    Wedy_bomdia_150Jornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, a Folha Online, o site Congresso em Foco e o portal de notícias da Record - R7 destacam fala do presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, sobre a Lei da Ficha Limpa. Wedy acompanhou a sessão de julgamento da lei no Supremo Tribunal Federal (STF), interrompida na tarde de ontem pelo pedido de vista do ministro Dias Toffoli. A discussão será retomada pelo Plenário hoje, às 14 horas (23).

    Em entrevista ao jornal "Bom dia Brasil", Wedy afirmou: “A lei é importante para o Brasil, não apenas para este caso que envolve o candidato Roriz. Mas também é um caso importante para o futuro de nosso país, para as futuras gerações. Nós precisamos de ética na política”.

    Os sites Folha Online, Congresso em Foco e R7 também destacaram fala do presidente da Ajufe.

    Veja as matérias completas:

    Bom dia Brasil
    Ministros do STF divergem e julgamento de Roriz é adiado Caso é o primeiro ligado à validade da Lei da Ficha Limpa a chegar ao Supremo.

    Decisão dirá se mudança vale para estas eleições.

    Confusão no plenário do STF. Tudo isso porque o presidente do tribunal questionou: a ficha limpa é ou não constitucional? Para o ministro Cézar Peluso, a lei já saiu do Congresso de forma errada porque  desobedeceu às regras do Legislativo. Foi alterada no Senado e teria que voltar para análise da Câmara antes de virar lei, o que não aconteceu.

    “Violou o devido processo constitucional legislativo”, diz o ministro Peluso.

    Alguns ministros discordaram: acham que a lei seguiu todos os passos no Congresso porque houve só uma alteração no texto e não no mérito.

    “Está me parecendo um salto triplo carpado hermenêutico”, brinca o relator, ministro Ayres Britto.

    “Ninguém no Congresso Nacional, nenhum partido político, insurgiu-se contra isso, a lei vigorou, passou pelo crivo de constitucionalidade do presidente da República e ao meu ver está em pleno vigor”, defende o ministro Ricardo Lewandowski.

    O ministro Dias Toffoli achou melhor interromper a sessão.

    O julgamento deve ser retomado nesta quinta-feira (23). O caso de Joaquim Roriz é o primeiro a ser julgado pelo Supremo com base na Lei da Ficha Limpa. Qualquer que seja a decisão vale não só para Roriz, mas para todos os outros candidatos.

    Joaquim Roriz renunciou ao mandato de senador para escapar de um possível processo de cassação. Pela Lei da Ficha Limpa, ele ficaria inelegível.

    A defesa alega que Roriz não pode ser punido por algo que aconteceu antes de a lei entrar em vigor.

    “Não pode, portanto, ao nosso juízo, retroagir em face da renúncia que ocorreu no ano de 2007 por que no caso trata-se de um ato jurídico perfeito”, diz o advogado de Roriz, Pedro Gordilho.

    “A lei é importante para o Brasil, não apenas para este caso que envolve o candidato Roriz. Mas também é um caso importante para o futuro de nosso pais, para as futuras gerações. Nós precisamos de ética na política”, diz Gabriel Wedy, da Associação de Juízes Federais.

    Folha Online

    Congresso em Foco

    Site R7

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org