CVM oferece curso de Direito Societário e mercado de capitais a juízes

    Começa hoje (23) o primeiro curso de Direito Societário e mercado de capitais da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para magistrados. A iniciativa faz parte de um convênio firmado com o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), que engloba os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

    O curso tem foco inicial em magistrados federais. A iniciativa da CVM de se aproximar da Justiça para discutir questões societárias e de regulação tem o objetivo de estimular o debate sobre temas de interesse da autarquia, vinculada ao Ministério da Fazenda, e também do mercado com juízes, advogados e procuradores das República.

    O superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM, José Alexandre Vasco, informou à Agência Brasil que, “dentro desse grande objetivo de aproximação institucional e de debate, há também o objetivo mais imediato de contribuir para a especialização dos operadores do Direito nos temas sob a supervisão da CVM”.

    Ele acredita que o curso poderá facilitar o entendimento dos juízes sobre os processos relacionados ao mercado de valores mobiliários. “O crescimento do mercado de capitais e sua maior utilização pelas empresas e pela nossa sociedade como fonte de financiamento e de investimento traz um acréscimo no número de questões que são levadas à Justiça”.

    O primeiro módulo do programa fará uma apresentação das grandes estruturas do mercado de capitais, sob o ponto de vista da CVM. Serão abordados o Sistema Financeiro Nacional, a atuação da CVM, a autorregulação do mercado de capitais, os papéis dos principais agentes do mercado, as entidades administradoras do mercado de bolsa e de balcão, além de temas específicos, como contratos derivativos e securitização.

    O programa será encerrado com um panorama da crise internacional seus reflexos no Sistema Financeiro Nacional, com foco na atuação da CVM.
    A parceria entre a autarquia e o TRF2 prevê o desenvolvimento de projetos educacionais e de capacitação profissional voltados, prioritariamente, para os magistrados federais da 2ª Região e procuradores federais da CVM. A meta é oferecer cursos de pós-graduação, de aperfeiçoamento e de extensão, e também palestras e seminários.

    Fonte: Agência Brasil
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org