Justiça determina que Escola Naval reabra inscrições para concurso

    A 11ª Vara da Justiça Federal determinou, em todo o território nacional, a reabertura das inscrições por mais 15 dias do Processo seletivo de Admissão à Escola Naval (PSAEN) sem as restrições contidas no edital quanto à idade inicial e estado civil do candidato. Atendendo pedido do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), fica determinado ainda que a Escola Naval terá de adiar as provas previstas para o próximo sábado (25) e domingo (26).

    Ficam suspensas as exigências constantes no item 3.1.2, alíneas b e c do edital, segundo as quais seria necessário o candidato “ser solteiro, não viver em concubinato ou união estável e não ter filhos” e ainda “ter 18 anos completos e menos de 23 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro do ano do início do curso, previsto para 2 de fevereiro de 2011 (nascidos entre 02 de janeiro de 1988, inclusive, e 01 de janeiro de 1993, inclusive)”.

    A ação civil pública foi proposta no dia 27 de agosto pela procuradora Regional dos Direitos do Cidadão substituta, Nara Dantas. Na decisão, o Judiciário concordou com os argumentos do MPF e considerou as exigências quanto à idade inicial e estado civil do candidato inconstitucionais, por violarem os princípios da reserva legal da razoabilidade e da isonomia.

    Segundo nota do MPF, a Escola Naval também terá de dar ampla divulgação, pelos mesmos meios de publicação do edital, à decisão, incluindo à permissão de inscrições sem a restrição antes imposta.

    Fonte: Correio 24horas
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org