Justiça Federal nega autorização para extrair mexilhões durante o defeso em Santa Catarina

    A Justiça Federal negou o pedido de liminar da Defensoria Pública da União (DPU), em favor de maricultores, para que fossem concedidas licenças para extração de sementes de mexilhões em Santa Catarina durante o período de defeso da espécie. A decisão foi registrada na sexta-feira e cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre.

    O juiz Sérgio Eduardo Cardoso, da Vara Federal Ambiental de Florianópolis, depois de promover duas audiências entre as partes envolvidas e considerar informações técnicas, entendeu que não é possível mensurar as consequencias ambientais da autorização e negou o pedido com fundamento no princípio da precaução.

    A DPU havia alegado que a extração — para plantio este ano e colheita em 2011 — não pôde ser feita porque a própria União não concluiu o Plano Local de Desenvolvimento da Maricultura. Como o plano exige um cadastro específico, mas ainda não está concluído, a DPU requereu a concessão da licença aos maricultores já cadastrados junto ao Ministério da Aquicultura e Pesca.

    O Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul (Cepsul) se manifestou contra o pedido, informando que "o controle efetivo da extração ilegal de sementes de mexilhões dos bancos naturais pela fiscalização é complexo e de baixa eficiência, o único período em que um maior controle é possível seria durante o defeso".

    Para o juiz, o eventual atraso "não autoriza a liberação por parte do Judiciário, desprovida de embasamento técnico, na medida em que nos encontramos em pleno período de defeso, havendo que tutelar-se, também, o meio ambiente".

    Segundo Cardoso, "eventual prejuízo advindo da não liberação poderia ser objeto de ação específica, caso ficasse comprovada conduta lesiva por parte da União".

    A ação foi proposta contra a União, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

    Fonte: Diário Catarinense
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org