STF nega liberdade a traficante ligado às Farc e Beira-Mar

    O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, nesta terça-feira, o pedido de habeas-corpus apresentado por Vicente de Paulo Lima, conhecido como Peru, preso em 2002, com um carregamento de bazucas e fuzis em um de seus aviões particulares. Ele teria ligação com o traficante Fernandinho Beira-mar e com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

    Lima pediu para ser libertado enquanto aguarda o julgamento de apelação contra condenação imposta pela Justiça Federal de Goiás. No pedido, a defesa alegou que ele é réu primário, tem "antecedentes abonadores", e que a apelação está no Tribunal Regional Federal da 1ª Região há quatro anos.

    Lima foi preso pela Polícia Federal no Suriname e as investigações apontaram que fazia parte de uma quadrilha, da qual ele e Leonardo Dias de Mendonça, o Léo ou Pequeno, eram líderes, e que tinham ligação com a rede do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. Dos vários investigados que tiveram prisão preventiva decretada na ocasião, apenas Peru, Léo e Beira-Mar ainda estão presos.

    De acordo com a Justiça Federal de Goiás que condenou Vicente em primeira instância, o grupo possuía uma estrutura invejável, com diversas aeronaves, pistas de pouso em vários municípios, dezenas de telefones celulares e via satélite, veículos e, principalmente, "gigantesco poderio econômico".

    Cada integrante do grupo atuava em sua "área de competência". Leonardo negociava o tráfico e Lima, proprietário de pelo menos seis aeronaves, cuidava principalmente do transporte da droga. Os negócios incluíam contatos na Colômbia e no Suriname, com a troca de armas por drogas.

    O relator do processo, ministro Gilmar Mendes disse que existe nos autos farto material para justificar a manutenção da prisão. Inclusive a informação de que Vicente usou suas aeronaves na fuga de diversos comparsas, inclusive Leonardo que, quando teve prisão preventiva decretada, fugiu para a Colômbia em um de seus aviões e ficou oculto com ajuda de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

    Fonte: Terra
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org