TRF-2 condena União a pagar R$400 mil aos pais de tenente morto

    A Justiça Federal no Rio de Janeiro condenou a União a pagar indenização de R$ 400 mil por danos morais aos pais do tenente do Exército morto a pauladas por outros dois militares, em junho de 2005, em uma tentativa de assalto, dentro do forte São João, na Urca, zona sul do Rio.

    De acordo com o processo, o tenente Jonny Fortunato Volotão, 22, foi assassinado no estacionamento do quartel por um soldado e um recruta, que teriam tentado roubar seu carro. O soldado Andrelino Guedes Bernardo e o recruta Carlos Alberto dos Santos Júnior foram condenados criminalmente a 30 e a 20 anos de prisão, respectivamente.

    Apesar de o quartel ser vigiado por militares, a União tentou se eximir da responsabilidade, afirmando, em sua defesa no processo, que "o Estado não pode estar presente em todos os lugares".
    A Sétima Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no entanto, entendeu que houve falha na segurança do forte.

    A relatora do caso, a desembargadora federal Salete Maccalóz, destacou o fato de que, como o assassinato foi a pauladas, o crime se estendeu por tempo suficiente para que barulhos e gritos chamassem a atenção dos vigilantes.

    Fonte: Folha SP
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org