Juiz federal cearense compõe a Turma Nacional de Uniformização (TNU)

    juizFederalCearense_200“Recebo a indicação para compor a TNU (Turma Nacional de Uniformização) como um desafio profissional instigante, por um lado, e como um reconhecimento do meu compromisso institucional, por outro.” Foi assim que o juiz federal Alcides Saldanha Lima, titular da 10ª Vara Federal, em Fortaleza, recebeu a notícia da sua indicação para compor a Turma Nacional de Uniformização feita pela TRF5, pelo Pleno da Sessão do dia 22 de setembro último. A indicação do juiz federal foi recebida com muito entusiasmo por magistrados e servidores da Seção Judiciária da Justiça Federal no Ceará.

    O juiz federal Alcides Saldanha Lima compõe e preside a Segunda Turma Recursal da Seção Judiciária da Justiça Federal no Ceará - SJCE, desde sua instalação, em maio de 2007. Nesta condição é membro efetivo da Turma Regional de Uniformização (5ª Região), e está no segundo (e último) mandato de dois (2) anos.

    Perguntado sobre como conciliará as ações, quer como magistrado na JFCE quer como membro das Turmas Recursal e Regional quer como membro da TNU, o magistrado disse que “Na Justiça Federal, de costume, as atribuições se somam. As novas quase nunca vêm em detrimento das antigas. A conciliação das diversas atividades é feita no limite das minhas forças e com a tolerância e colaboração de muitos: familiares, amigos e colegas, sem os quais nada seria possível, As reuniões da TNU são feitas mensalmente, o que implica pouco afastamento da seção judiciária”, acrescentou o magistrado.

    Assim, o juiz federal Alcides Saldanha Lima continuará exercendo as atividades na Segunda Turma, na Turma Regional e na Turma Nacional; como também as funções de vice-diretor do núcleo seccional da ESMAFE 5ª no Ceará e de Juiz Formador dos juízes vitaliciandos da nossa Seção Judiciária. Permanecerá também como Juiz Federal da 10ª Vara, que conduz sozinho desde a promoção à titular do Juiz Nagibe de Melo Jorge Neto.

    Com exemplar experiência acumulada nas diversas ações e atribuições no exercício da Magistratura, o juiz federal Alcides Saldanha Lima afirma que levará à TNU as reflexões jurídicas dos julgadores da seção e da região, de reconhecida qualidade, contribuindo para o debate e uniformização da interpretação em nível nacional, o que se traduz em segurança jurídica.

    E em um tom de modéstia, característica bem peculiar do magistrado, afirma: “Sou grato ao TRF da 5ª Região pelas inúmeras oportunidades de crescimento pessoal e profissional que me têm sido proporcionadas ao longo da carreira.”

    Fonte: Justiça Federal do Ceará

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org