Presidente da Ajufe participa de abertura do II Seminário Internacional Brasil-Alemanha

    brasil_alemanhaO presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, participou nesta tarde (7) da abertura do II Seminário Internacional Brasil-Alemanha, que ocorre até o dia 9 de outubro no Plenário do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), em Recife (PE). O evento é em homenagem ao grande jurista brasileiro Francisco Pontes de Miranda e está sob coordenação geral do juiz federal Márcio Mafra.

    Durante a solenidade, o presidente do TRF5, desembargador Luiz Alberto Gurgel, agradeceu ao presidente da Ajufe pela grande mobilização realizada dentro da categoria, que possibilitou que 140 juízes federais comparecessem já para a abertura do evento.

    Compuseram a mesa o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho Federal de Justiça (CFJ), ministro Ari Pargendler, que dirigiu os trabalhos; o corregedor-geral de Justiça e diretor do Centro de Estudos Judiciários, ministro Francisco Falcão; o presidente do TRF5, desembargador Luiz Alberto Gurgel; o presidente do Superior Tribunal de Justiça da Alemanha, Joachim Bornkamm; o ministro do Tribunal Constitucional Federal, Reinhard Gaier; o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Francisco Rezek; e o cônsul-geral da Alemanha no Brasil, Thomas Wülfing. O presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, ladeou os presidentes do Tribunais Regionais Federais e o ministro do Superior Tribunal de Justiça Luiz Fux, um dos palestrantes do II Seminário.

    Acordos

    Também na cerimônia, os ministros Ari Pargendler e Francisco Falcão assinaram acordos de cooperação técnica entre Brasil-Alemanha, mais precisamente, do Centro de Estudo Judiciários do CJF com as universidades de Freiburgo e Humboldt.

    Evento

    Serão três dias dedicados ao ambiente jurídico-cultural dos dois países, onde se espera que a comunidade jurídica presente possa exercer uma crítica comparativa mais rica, tanto no aspecto material, quanto processual. O projeto do novo Código de Processo Civil brasileiro também será assunto constante dos debates.

    Entre os palestrantes estão o ministro do STF, Gilmar Mendes; o ministro do STJ, Luiz Fux; o ministro do Tribunal Constitucional Federal da Alemanha, Reinhard Gaier; e o presidente do Superior Tribunal de Justiça da Alemanha, Joachim Bornkamm, além de renomados professores teuto-brasileiros. O curso será credenciado pela Enfam e integra o Programa de Aperfeiçoamento de Magistrados.

    Texto: Andréa Mesquita
    Revisão: Tinna Evangelista
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org