Mais de 131 mil ações estão acumuladas na Justiça Federal do Maranhão

    martelo_de_juizO Maranhão tem 131.558 processos acumulados na Justiça Federal, de acordo com a Corregedoria Geral de Justiça da 1ª Região. Uma Correição Ordinária na Seção Judiciária do Estado foi iniciada ontem pelo corregedor-geral, desembargador federal Cândido Ribeiro. O procedimento faz parte de uma política de inspeção constante realizada nas Varas e órgãos subordinados a fim de verificar a boa ordem processual e administrativa. O objetivo é dar maior agilidade ao julgamento das ações. A última correição foi realizada em 2008.

    A inspeção prossegue até sexta-feira (15). Nesse período, serão inspecionados os processos físicos e virtuais. O desembargador contará com o auxílio dos juízes federais Antônio Oswaldo Scarpa, Jaiza Maria Pinto Fraxe e Jamil Rosa de Jesus Oliveira. Os trabalhos também serão auxiliados por servidores integrantes da equipe. Eles verificarão o andamento dos processos em todas as varas federais, analisando o cumprimento dos prazos dos procedimentos regimentais.

    Serão examinados os processos conclusos para sentença, as ações civis públicas, as ações populares, os mandados de segurança coletivos, as ações de improbidade administrativa e as ações criminais com réu preso. De acordo com Cândido Ribeiro, os processos mais antigos ganharão atenção especial. Segundo ele, há ações pendentes desde 2002.

    “Vamos identificar problemas e dificuldades operacionais. Alguns servidores têm um ritmo mais lento que outros. O trabalho na Justiça depende de todos”, declarou.

    Tramitação

    A 4ª Vara, de Execução Fiscal, tem 31.819 processos em tramitação, liderando o ranking de ações acumuladas. A 9ª Vara, do Juizado Especial Federal, conta com o total de 18.882 processos, seguida pela 7ª Vara, Juizado Especial Federal Cível, com 19.699 processos (18.882 virtuais e 817 físicos) e pelo 1º Juizado Especial Federal de Imperatriz com 13.509 processos acumulados.

    A solenidade de abertura da Correição foi realizada no auditório do Tribunal Federal, em São Luís, com os juízes federais e diretores de secretaria das varas da capital. Durante a correição, o atendimento ao público e as audiências ocorrerão normalmente. “Não pararemos o trabalho durante o feriado. O objetivo é encontrar formas de solucionar os problemas, garantindo uma prestação de serviço de qualidade aos usuários”, disse Cândido Ribeiro.

    Fonte: Imirante.com

    Siga-nos no Twitter: http://twitter.com/AJUFE_Brasil
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org