PE: 5 são condenados por desviar remédios de 7 hospitais

    A Justiça Federal condenou cinco envolvidos em um esquema de desvio de medicamentos e materiais hospitalares de unidades mantidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Recife. O caso está sob responsabilidade da procuradora da República Mirella de Carvalho Aguiar. Pelo menos sete hospitais públicos da capital foram atingidos e 51 pessoas denunciadas. O pedido foi do Ministério Público Federal (MPF) de Pernambuco.

    Os condenados eram receptadores dos produtos desviados por funcionários dos hospitais públicos. Os medicamentos eram revendidos a empresas de distribuição do ramo. Também era feita a falsificação de notas fiscais e a adulteração de embalagens dos remédios.

    As penas de prisão aplicadas aos condenados variam de cinco anos, seis meses e 20 dias até 14 anos, dois meses e 20 dias, além de multa. Os crimes cometidos foram receptação qualificada, formação de quadrilha e falsidade ideológica.

    MPF vai pedir aumento de pena para 4 envolvidos

    Em duas ações, o MPF vai recorrer ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região para pedir o aumento da pena de quatro envolvidos no esquema, bem como a condenação pelo crime de peculato. O recurso tenta também a condenação da única participante da fraude absolvida pela 1ª instância da Justiça Federal.

    As condenações são desdobramentos da Operação Desvio, deflagrada em abril pelo MPF, Polícia Federal (PF) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O MPF já havia conseguido, em setembro, a primeira condenação relativa ao caso, de um homem que atuava como receptador dos remédios.

    Pelo menos sete hospitais públicos foram vítimas da fraude: Agamenon Magalhães, Restauração, Oswaldo Cruz, Otávio de Freitas, Getúlio Vargas, Barão de Lucena e Hospital das Clínicas, além da Farmácia do Estado de Pernambuco e da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a procuradora da República, novas denúncias podem ser feitas, pois as apurações relativas ao caso ainda não foram concluídas.

    Fonte: Terra

    Siga-nos no Twitter:
    http://twitter.com/AJUFE_Brasil
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org