Comitê vai avaliar expulsão de militares gays

    WASHINGTON. Depois de uma briga que se arrastou na Justiça americana nos últimos dias acerca do recrutamento de oficiais gays, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, anunciou ontem um novo sistema que pode tornar mais difícil a expulsão de homossexuais assumidos do serviço militar americano.

    Gates, no entanto, confirmou que a prática do "Don"t Ask, Don"t Tell" (Não pergunte, não conte) é a política oficial das Forças Armadas.

    Segundo a nova regra, a secretaria de Justiça determinou que somente um comitê de cinco pessoas, formado por oficiais de alta patente da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em coordenação com outros dois membros das Forças Armadas, terá autoridade para expulsar gays e lésbicas que assumam publicamente sua orientação sexual, conforme determina a polêmica medida, criada em 1993 no governo do ex-presidente Bill Clinton.

    O anúncio segue um período de oito dias durante o qual a regra foi suspensa por determinação de juíza federal Virginia Phillips, da Califórnia, que a considerou inconstitucional.

    Num comunicado, Gates explicou que as mudanças não pretendem reduzir a quantidade de dispensas, mas apenas adotar uma política "mais clara e uniforme no momento de tomar a decisão em um tempo de incerteza legal" - uma vez que a questão deve voltar aos tribunais.

    O presidente americano, Barack Obama, garante que é contra a regra controversa, mas defende que ela só deve ser revogada após uma análise cuidadosa e com a participação do Congresso.

    Fonte: O Globo
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org