Zoológico de Niterói tenta na Justiça recuperar animais levados pelo Ibama

    A administração do Jardim Zoológico de Niterói (Zoonit) tenta com uma liminar na Justiça Federal recuperar os 70 animais levados por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Os animais, segundo o Ibama, viviam em recintos inadequados. Metade foi retirada do local na segunda-feira (18). Os outros 35 foram levados em agosto.

    Nesta quinta-feira (21), o juiz da 3ª Vara Federal do Rio, Fabio Cesar dos Santos, intimou o Zoonit a apresentar documentação que comprove a apreensão dos animais realizada pelo Ibama.

    Segundo Sérgio Braga, advogado do zoológico, a apreensão se deu pelo não cumprimento de alguns itens do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), compromisso estabelecido entre o Zoonit, o Ministério Público Federal e o Ibama. A diretora do Zoonit, Giselda Candiotto, afirmou que se trata de uma tentativa do Instituto de acabar com o jardim zoológico.

    “Nossa zoológico está bem, essa medida é injusta. Cumprimos 70, 80% do TAC. Eles levaram animais que estavam em recintos adequados, iguanas, uma família de araras-azuis. É uma ação para acabar com o zoológico. Em agosto, levaram 35 animais e agora levam mais 35”, desabafou Giselda.

    A diretora também confirmou que soube da intimação e informou que encaminhará para o advogado ainda nesta quinta-feira (21) todos os documentos exigidos pela Justiça.

    Já o Ibama informou que fez a atuação por inadequação e não cumprimento do TAC. Quanto a liminar, o Instituto explica que ainda não foi notificado pela Justiça.

    Multa de R$ 100 mil

    Na última segunda-feira (18), o Zoonit foi multado em R$ 100 mil pelos agentes do Ibama. Segundo o Instituto, funcionários do Zoonit teriam tentado impedir que os fiscais retirassem os animais do local. A ação de resistência foi confirmada pela diretora Giselda Candiotto.

    O advogado de defesa, Sérgio Braga, informou que analisará qual procedimento será tomado em relação à multa aplicada.

    Site: G1

    Siga-nos no Twitter: http://twitter.com/AJUFE_Brasil

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org