Universidade terá que pagar R$ 5 mil por não inscrever aluno no Enade

    O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF) informou, nesta quarta-feira (27), que a Universidade Federal Fluminense (UFF) foi condenada a pagar R$ 5 mil de indenização, por danos morais, a um aluno que não foi inscrito na prova do Enade e, com isso, ficou impedido de colar grau e receber o diploma. A decisão, em 2ª instância, confirmou a sentença de 1ª instância, que já tinha sido favorável ao estudante. Segundo a assessoria do TRF, a universidade ainda pode recorrer. O recurso nesse caso será julgado pelo Superior Tribunal Federal.

    Segundo o TRF, por não ter sido inscrito, o aluno teve que entrar com uma ação na Justiça Federal para garantir o direito de se formar. O Enade é um exame feito por amostragem, que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação ao que foi aprendido em sala de aula. O Ministério da Educação é quem faz a lista dos participantes, que são obrigados a comparecer.

    Ainda de acordo com o TRF, antes de entrar com o processo, o universitário tentou resolver o problema diretamente com a instituição, mas não teve sucesso.

    No entendimento da desembargadora federal Salete Maccalóz, o aluno não foi inscrito no Enade por culpa exclusiva da UFF. Para ela, o estudante não pode ser penalizado, deixando de receber o diploma. Segundo a desembargadora, a indenização, por danos morais, é por conta da angústia vivida pelo aluno. Logo após a conclusão do curso, o universitário conseguiu aprovação num concurso público. Sem conseguir colar grau, ele ficaria impedido de assumir o cargo de professor da rede municipal de educação de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

    O que diz a UFF


    Procurada pelo G1, a assessoria da UFF informou que o processo é de 2006 e que o aluno conseguiu fazer o Enade, colar grau e receber o diploma após entrar com uma ação na Justiça. Segundo a assessoria, a condenação é referente a danos morais. A assessoria explica ainda que como a decisão saiu esta semana, a UFF terá que esperar o acórdão para entrar de novo com recurso. Quem representa a universidade é a Procuradoria Seccional Federal, que vai acompanhar o processo para saber por que o aluno não foi inscrito.

    Fonte: G1

    Siga-nos no Twitter: http://twitter.com/AJUFE_Brasil
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org