TRF do Rio decide: Universidade terá que pagar R$ 5 mil a estudante

    A Universidade Federal Fluminense (UFF) foi condenada a pagar RS 5 mil de indenização, por danos morais, a um aluno que não foi inscrito na prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), um sistema de avaliação do ensino superior estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). Fora da avaliação, o estudante ficou impedido de colar grau e receber o diploma de conclusão de curso. A decisão, em 2"instância, confirmou a sentença de 1ª instância da Justiça Federal.

    Segundo o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF), por não ter sido inscrito, o aluno teve que entrar com uma ação na Justiça Federal para garantir o direito de se formar. Ainda de acordo com o TRF, antes de entrar com o processo, o universitário tentou resolver o problema diretamente com a instituição, mas não teve sucesso.

    Para a desembargadora federal Salete Maccalóz, o aluno não foi inscrito no Enade por culpa exclusiva da UFE Para ela, o estudante não pode ser penalizado, deixando de receber o diploma. Segundo a desembargadora, a indenização, por danos morais, é por conta da angústia vivida pelo aluno.

    Fonte: Extra
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org