Portadores de necessidades físicas especiais têm direito a imóvel adaptado

    Portadores de necessidades físicas especiais têm direito a imóvel adaptado no Programa de Arrendamento Residencial (PAR). Foi esse o entendimento da Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), ao julgar recurso da Caixa Econômica Federal (CEF) contra decisão da Justiça Federal em Sergipe que havia determinado a oferta de um imóvel devidamente adaptado, conforme normas técnicas de acessibilidade, a dois arrendatários com necessidades físicas especiais.

    Destinado a famílias de baixa renda, o PAR oferece moradia sob a forma de arrendamento residencial, mediante pagamento de um valor mensal acessível durante 15 anos, com opção de compra ao final desse prazo. O programa é gerido pelo Ministério das Cidades e operacionalizado pela CEF.

    Embora o Ministério Público Federal (MPF) não tenha sido parte no processo, nem tenha recebido os autos para apresentar parecer, o procurador regional da República Luciano Mariz Maia ressaltou a importância do julgamento. “A decisão fortalece e concretiza o valor constitucional do direito à moradia e o respeito à dignidade da pessoa humana”, declarou.

    De acordo com o relator do processo, desembargador federal Lázaro Guimarães, embora a Lei n.º 10.188/01, que criou o PAR, não preveja a reserva de imóveis destinados a atender portadores de necessidades especiais, a CEF tem o dever de atendê-los. Para o desembargador, o direito dos arrendatários portadores de necessidades especiais tem respaldo no Artigo 6.º da Constituição Federal e também na Lei n.º 10.098/00, que estabelece normais gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

    Fonte: site Plenário

    Siga-nos no Twitter: http://twitter.com/AJUFE_Brasil
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org