TRF1 suspende sequestro de bens de engenheiro florestal

    O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região suspendeu a ordem de sequestro e indisponibilidade dos bens do engenheiro florestal Vanderlei Cardoso de Sá e do madeireiro Vlademir Canello, que havia sido emitida pelo juiz da 1ª Vara Federal Julier Sebastião da Silva, na “Operação Mapinguari”.

    A Mapinguari foi deflagrada pela Polícia Federal em 2007, para apurar crimes ambientais, como suspeita de extração ilegal de madeira em áreas indígenas em Mato Grosso. O advogado de defesa, Jiancarlo Leobert, ingressou com recurso no TRF, aceito esta semana. Com isso, engenheiro e madeireiro estão autorizados a gerir contas bancárias, empresas e usufruir de veículos que estavam sob bloqueio judicial.

    O relator do processo no TRF, desembargador Mário César Ribeiro, entendeu que “infringe os princípios da proporcionalidade e da adequação o decreto constritivo que não individualiza as condutas delituosas de cada um dos indiciados e nem tampouco particulariza os bens que poderiam ter provindo das práticas ilícitas".

    A Operação Mapinguari prendeu 23 pessoas em maio de 2007, incluindo o cacique Ararapan Trumari e três ex-gerentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), na regional de Sinop; madeireiros em Feliz Natal, em Sorriso e Vera. Eles foram acusados pelo Ministério Público Federal (MPF) de envolvimento na extração ilegal de madeira de áreas indígenas no Parque Nacional do Xingú.

    A PF apontou, na época, que o esquema teria resultado em 2.3 mil cargas de madeira de diversas espécies, como peroba, itaúba, cedrinho e cambará. Foram fechadas nove madeireiras em Feliz Natal e Vera, acusadas de comprar madeiras dos índios.

    Fonte: Olhar Direto (Cuiabá-MT)
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Agosto de 2018

    A 39ª edição do Informativo da Ajufe apresenta uma grande matéria de capa sobre os Centros de Inteligência da Justiça Federal, além de trazer também as últimas atividades realizadas pela Ajufe no segundo trimestre de 2018.

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org