Juiz federal proíbe obras de construção do estaleiro em Coruripe (AL)

    A Justiça Federal em Alagoas determinou que nenhuma obra seja realizada no município de Coruripe para construção do Estaleiro Eisa, ou para destruição do manguezal situado naquela localidade, que venha colocar em risco o ecossistema marinho da região, sem que seja definida a competência do Ibama, órgão ambiental federal, para o licenciamento do empreendimento. A decisão é do juiz federal da 3ª Vara, Paulo Machado Cordeiro, que deu um prazo de 10 dias para manifestação do Ibama.

    Na última quarta-feira, o órgão autorizou o Instituto do Meio Ambiente (IMA) a conceder a licença ambiental ao Eisa, para que ele possa participar de licitações da Petrobras para a construção de sondas e navios.

    Em sua decisão, Paulo Cordeiro ressalta que no presente caso, em atenção ao princípio da precaução, entende este julgador que o Ibama tem o direito de se manifestar sobre a demanda e o dever de responder a demanda no prazo de 10 dias, ou adotar medidas preventivas, tanto mais quando prevê que a atividade desenvolvida poderá ocasionar consideráveis prejuízos ao mar de Coruripe e ao ecossistema da área em questão, bem como poderá tornar ineficaz a preservação do meio ambiente.

    O que não é lícito é o Ibama silenciar em demanda tão relevante para o meio ambiente e para a economia e a sociedade alagoana , afirma o magistrado federal.

    Fonte: Gazeta de Alagoas
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org