Empreiteiro preso pela Polícia Federal consegue HC e sai da cadeia

    Um dos presos da operação Atlântida, o empreiteiro Anísio de Jesus, de Novo São Joaquim, foi o primeiro a conseguir um habeas corpus em Brasília em liminar concedida pelo vice-presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, desembargador federal Cândido Ribeiro. Anísio foi preso juntamente com outras 25 pessoas acusadas de integrarem um esquema de fraudes em licitações e desvios de recursos federais no Vale do Araguaia.

    No pedido protocolado pelo advogado Diego Mayolino Montecchi, a defesa entende que a soltura do acusado não iria atrapalhar mais nas investigações porque a Polícia Federal já havia apreendido documentos e computadores na casa do empreiteiro e desta forma ele poderia aguardar o inquerito em liberdade.

    Anísio foi flagrado num grampo telefônico da Polícia Federal falando com o empreiteiro Luiz Antônio Jacomini, da empreiteira Assecon, de Barra do Garças, sobre a execução de uma obra subempreitada para ele (Anísio) em Novo São Joaquim.

    Anísio de Jesus é proprietário do Supermercado Potência, em Novo São Joaquim, e tem uma empreiteira na cidade. O pedido foi protocolizado no TRF da 1ª Região por volta das 10h, sendo distribuído para o desembargador Ribeiro, que concedeu parcialmente a liminar determinando a suspensão dos efeitos do decreto prisional até o julgamento do mérito do HC e determinou a soltura imediata do acusado.

    A operação Atlântida foi deflagrada depois que Controladoria Geral da União (CGU) verificou fraudes em licitações com a ‘combinação’ de resultados entre empreiteiros com a conivência de servidores públicos de prefeituras, da Sinfra e da Caixa Econômica Federal e superfaturamento de obras principalmente de asfalto.

    Os empreiteiros declaravam 40 centímetros de asfalto entre base e contra-base, mas a fiscalização detectou somente de 10 a 15 centímetros. De acordo com a investigação, a empresa Silgran, de Barra do Garças, era mais beneficiada na execução de asfalto em Barra, Novo São Joaquim, Canarana, Pontal do Araguaia, Campinápolis, e Ribeirãozinho.

    O proprietário da Silgran, Antônio Cesara Silveira, está preso apontado como o maior beneficiado das fraudes e Jacomini como principal articulador das empreiteiras Assecon e Conspav. O ex-secretário de Obras de Barra do Garças, César Magrini, permanece preso.

    A Silgran executa obras de asfaltamento em Barra há mais de 10 anos, nos dois primeiros mandatos de Wanderlei Farias e agora com vários contratos em andamento inclusive alguns cancelados por sobrepreço verificado pela Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE).

    Fonte: Olhar Direto

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org