Sinop: TRF derruba decisão e audiência sobre usina será realizada

    O Tribunal Regional Federal da 1ª Região derrubou, na sexta-feira, a decisão liminar do juiz federal de Sinop, Murilo Mendes, que suspendeu a audiência pública referente ao procedimento de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de Sinop. De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop, Rogério Rodrigues, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) terá dez dias para agendar a realização de uma nova audiência no município. O recurso foi protocolado pela própria Sema, após a decisão do magistrado federal.

    A audiência sobre a usina de Sinop estava marcada para dia 18. No entanto, Murilo Mendes acatou os argumentos da ação do Ministério Público Estadual e suspendeu o evento, que é obrigatório para que seja expedida a licença ambiental. Agora a autoridade competente (Sema) terá que se apressar, pois a Aneel determinou que as licenças ambientais devem ser apresentadas até o dia 13 de dezembro. Caso contrário, o empreendimento que não tiver autorização será excluído do leilão do órgão a ser realizado no dia 17 de dezembro.

    Conforme Só Notícias já informou, no pedido à Justiça Federal, o MPE alegou que a Sema não é o órgão competente para analisar o procedimento de licenciamento ambiental para a obra. Além disso, o órgão sustenta que o rio Teles Pires é da União, pois banha mais de um estado brasileiro, e por isso a Sema estaria "usurpando a competência do Ibama, acarretando nulidade absoluta do procedimento". Na decisão, o magistrado federal considera importante a participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) no processo de licenciamento, além do estudo sobre a viabilidade de transporte aquaviário.

    As audiências agendadas para os municípios de Ipiranga do Norte, Sorriso, Cláudia e Itaúba, também afetados pelo empreendimento, foram mantidas.

    Fonte: Só Notícias
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Informativo Ajufe
    Agosto de 2018

    A 39ª edição do Informativo da Ajufe apresenta uma grande matéria de capa sobre os Centros de Inteligência da Justiça Federal, além de trazer também as últimas atividades realizadas pela Ajufe no segundo trimestre de 2018.

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org