TRF-5: liminar acréscimo de 10% nas notas da UFPE

    Uma liminar concedida pelo desembargador Edilson Pereira Nobre Júnior, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF), garante que alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas municipais ou estaduais de qualquer local do país tenham direito ao acréscimo de 10% sobre a nota final do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Antes, o benefício só valia para estudantes provenientes de escolas públicas do estado. A medida já está vigorando para o processo seletivo deste ano. A UFPE, por meio da Advocacia Geral da União (AGU), já recorreu da decisão.

    A liminar foi concedida por meio de recurso interposto no TRF pela procuradora da República Mona Lisa Duarte Ismail, do Ministério Público Federal (MPF). Ela entendeu que a restrição da UFPE fere a Constituição, por aplicar uma distinção considerando a origem do candidato. “Não justificaria conceder o privilégio porque a universidade tem caráter nacional e deve ser para todos”, argumentou Ismail. Por outro lado, o procurador federal Julio Avelino defendeu a universidade, alegando que a medida protege o estudante pernambucano, que já tem menos chances que aqueles do Sul e Sudeste, e o mercado local, por evitar a migração de profissionais.

    O desembargador Edilson Nobre, por sua vez, entendeu que a restrição prejudica alunos de outros estados do Nordeste, nos quais “as condições de ensino público tem se evidenciado equivalentes, ou quiçá piores, que as oferecidas em Pernambuco”. O magistrado vai apreciar o recurso da AGU.

    Fonte: Diário de Pernambuco

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org