Philip Morris é obrigada a veicular imagens nos maços de cigarro

    O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que a Philip Morris Brasil Indústria e Comércio Ltda. mantenha todas as imagens de advertência nos seus maços de cigarros e materiais publicitários. A empresa queria deixar de usar sete das dez figuras estipuladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por considerá-las grotescas.

    A empresa alegava ainda que as imagens não ilustrariam corretamente os riscos descritos nas advertências. Sustentando que as figuras induzem o público ao erro, pois são aterrorizantes, ofensivas e têm a intenção declarada de criar aversão e repulsa, a Philip Morris chegou a conseguir decisão favorável do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

    A Procuradoria Federal junto a Anvisa e a Adjuntoria de Contencioso da Procuradoria Geral Federal (PGF), órgão da Advocacia Geral da União (AGU), recorreram contra a decisão. Elas ressaltaram que a sentença violou dispositivos da Lei 9.294/96, que trata das restrições ao uso e à propaganda de produtos fumígeros e outros. A norma assegura que a propaganda de fumo, bebidas alcoólicas, medicamentos, terapias e defensivos agrícolas conterá advertência, sobre os malefícios, contendo frases estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

    Os procuradores também argumentaram que a decisão que beneficiou a Philip Morris Brasil violou o Código de Defesa do Consumidor, que obriga todos os produtos e serviços a terem informações corretas, claras, precisas sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores, em língua nacional.

    Além disso, destacaram que é competência da Anvisa normatizar, controlar e fiscalizar produtos, substâncias e serviços de interesse para a saúde, dentre eles a comercialização de cigarros.

    Após audiências e a leitura das defesas das partes, os ministros da 1ª Turma da Corte Superior concordaram com os argumentos da AGU e decidiram manter a veiculação de todas as imagens de advertência nos maços de cigarro da Philip Morris.

    Fonte: DCI

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org