Definida programação do Dia Nacional de Mobilização dos Juízes Federais

    Mobilizacao_simetriaJá está definida a programação do Dia Nacional de Mobilização dos Juízes Federais pela implantação da simetria constitucional de direitos e prerrogativas garantidos aos integrantes do Ministério Público Federal (MPF) a ser realizado na próxima quarta-feira (1º de dezembro).

    A programação abrange as atividades que ocorrerão em Brasília (DF), onde estarão concentrados o presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Gabriel Wedy, diretores da entidade, presidentes de Associações Regionais, delegados regionais e 30 juízes federais associados que se deslocarão para a capital federal.

    Haverá também mobilização nas seções e subseções judiciárias de todo o País.

    Na capital federal, a mobilização ocorrerá no auditório da Seção Judiciária do Distrito Federal (Edifício- Sede I - SAS Quadra 2 - Bloco G - Lote 8) a partir das 15h.

    O jurista Luís Roberto Barroso, o presidente da Associação dos Procuradores da República (ANPR), Antônio Carlos Bigonha, e o professor e doutor em Direito Fábio Medina Osório farão palestras sobre o direito à simetria (Ver programação completa abaixo).  Os conselheiros Walter Nunes e Paulo Tamburini, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), gravaram entrevistas que serão apresentadas no dia, em que defendem a simetria.

    A mobilização ocorrerá exatamente no meio da Semana Nacional de Conciliação (29/11 a 03/12) promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a escolha da data foi justamente para chamar a atenção para o trabalho dos magistrados em favor da conciliação e sensibilizar os órgãos competentes e a sociedade para a importância do cumprimento da decisão tomada pelo mesmo CNJ. O Conselho Nacional de Justiça reconheceu o direito dos juízes federais à simetria constitucional com os membros do Ministério Público Federal, mas a decisão está pendente de publicação há mais de três meses. Por isso, o cumprimento da determinação por partes dos cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs) está inviabilizada.

    A realização do Dia Nacional de Mobilização (1º/12) sob o slogan "Conciliar é Legal. A Simetria é Constitucional" foi decidida em assembleia durante o XXVII Encontro dos Juízes Federais. Nesse dia, juristas e magistrados federais farão palestras e concederão entrevistas na Seção Judiciária do Distrito Federal e nas demais seções judiciárias do País em defesa do cumprimento da histórica decisão do CNJ.

    Confira a programação do Dia Nacional de Mobilização em Brasília (DF):

    15h - Abertura - Pronunciamento do presidente da Ajufe, Gabriel Wedy.

    15h - Palestra "A constitucionalidade da simetria entre a magistratura federal e MPF" - jurista Luís Roberto Barroso.

    15h30 - Palestra "A simetria com o MPF sob a ótica de um advogado" - professor e doutor em Direito, Fábio Medina Osório.

    16h00 - Palestra "O que um procurador da República pensa sobre a simetria magistratura federal - MPF" - presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Antônio Carlos Bigonha.

    16h30 - Exibição da entrevista com o juiz federal, ex-presidente da Ajufe e atual conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Walter Nunes - "Uma interpretação sistêmica da simetria como garantia constitucional".

    17h - Manifestação dos presidentes das Associações Regionais em defesa da simetria constitucional.

    18h - Pronunciamento do presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, que encerra o evento.

    Texto: Virginia Pardal
    Revisão: Andréa Mesquita?
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org