Comissão do Senado aprova novo CPC com o acompanhamento da Ajufe

    comissao_senado_cpcOs senadores que compõem a Comissão Temporária de Reforma do Código de Processo Civil aprovaram no início da noite dessa quarta-feira (1º) o substitutivo do projeto do novo CPC, do parecer do senador Valter Pereira (PMDB-MS). O substitutivo passa agora a ser o parecer da própria Comissão e terá de ser aprovado também no Plenário do Senado Federal.  O novo texto do CPC proposto tem 1.008 artigos.

    Balanço

    Momentos antes do início da reunião em que foi votado o projeto do novo Código de Processo Civil, o senador Valter Pereira fez um balanço de sua atuação como relator da matéria. Ao defender a aprovação do texto, ele afirmou que a reforma do Código é "um apelo inquestionável para quem precisa bater às portas da
    Justiça para resolver seus conflitos". Referindo-se às medidas que visam dar mais agilidade aos processos, o senador declarou que "só quem é acossado por alguma lesão a seus direitos e precisa de uma solução sabe o que significa a espera indefinida por uma decisão judicial". "E a lentidão tem sido um empecilho
    atávico para a maioria que pede justiça e clama também por presteza", argumentou.

    Valter Pereira lembrou ainda que, antes de o projeto (PLS 166/10) iniciar sua tramitação no Congresso, o presidente do Senado, José Sarney, instituiu uma comissão de juristas para a elaboração de um anteprojeto. Esse colegiado foi presidido por Luiz Fux, ministro do Superior Tribunal de Justiça, e teve como relatora Teresa Arruda Alvim, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), "ambos profundos conhecedores do direito instrumental brasileiro".

    A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) tem como representante na Comissão de Reforma do CPC o juiz Gláucio Ferreira Maciel, que também é o coordenador da Comissão de Acompanhamento das Reformas da Legislação Processual Civil da Ajufe.

    Para o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, que acompanhou parte da votação, esse é um passo importante, e um avanço,"mas ainda temos de continuar acompanhando esse tramite e corrigindo algumas imperfeições de nosso CPC que ainda não atende plenamente o fortalecimento do trabalho do juiz como agente do processo e, por consequência, o jurisdicionado".
    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org